06/07/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Vilson Luiz Covatti, debateram, nesta quinta-feira (6), sobre ações e parcerias para fortalecer o setor turístico no estado gaúcho, principalmente os segmentos do enoturismo, olivoturismo e do turismo de negócios. O encontro aconteceu na sede da Agência, em Brasília (DF).
Freixo colocou à disposição do Turismo do Rio Grande do Sul o trabalho da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, gerenciada por Mariana Aldrigui. O trabalho será para apoiar a secretaria estadual na montagem de um observatório que mostre o perfil dos turistas que circulam pelo estado, através do compartilhamento de dados e informações de diversos órgãos.
“Vamos trabalhar juntos e pensar em uma agenda para fortalecer o turismo na região, e fazer com que o viajante estrangeiro passe e fique no Rio Grande do Sul, aproveitando o que há de melhor no estado”, explicou Marcelo Freixo, destacando a qualificação técnica da equipe montada pela nova gestão da Embratur.
Devido à proximidade com a Argentina e Uruguai, por exemplo, o Rio Grande do Sul é um corredor de viajantes estrangeiros, que utilizam o estado como porta de entrada para o Brasil pela via rodoviária.
Áreas produtoras de vinho e de azeite de oliva também são atrativas para os turistas, sejam os brasileiros como também os estrangeiros. Além disso, a capital Porto Alegre está em quarto lugar na lista de cidades do país que registra o maior número de participantes de eventos relacionados ao turismo de negócios.
Vilson Covatti afirmou que a Embratur representa todo o país, sendo uma referência na promoção do turismo brasileiro. O secretário solicitou auxílio da agência para ações promocionais em países que possuem voos diretos para o estado, como Portugal, Argentina e Chile.
“Temos um objetivo de ampliar o PIB do turismo no Rio Grande do Sul, e estamos buscando uma aproximação com a Embratur para fazer isso de forma conjunta”, disse Covatti.
Após convite do secretário Covatti, o presidente da Embratur ainda se colocou à disposição para visitar o Rio Grande do Sul no segundo semestre em futuros eventos e feiras internacionais.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.