07/07/2023 – Mais de 2,97 milhões de turistas internacionais desembarcaram no Brasil entre janeiro e maio de 2023, um fluxo 108% maior do que o registrado no mesmo período de 2022. Somente nos primeiros cinco meses deste ano, viajantes de outros países gastaram no Brasil US$ 2,721 bilhões (quase R$ 13 bilhões), o que aponta para uma recuperação do turismo a patamares de pré-pandemia.
Os dados, divulgados nesta sexta-feira (7), pela equipe da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, em parceria com as equipes do Ministério do Turismo e da Polícia Federal, mostram que mais de 292,3 mil visitantes internacionais tiveram o Brasil como destino no mês de maio – número 44,5% maior do que o de maio de 2022.
Ainda em maio deste ano, a injeção na economia brasileira através do turismo internacional foi de US$ 567 milhões (cerca de R$ 2,7 bilhões). Esse valor é o maior da série histórica, que começou em 1998, e aponta para um importante crescimento do turismo internacional em 2023.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, exalta a estratégia da Agência para aumentar o número de visitantes estrangeiros no segundo semestre de 2023, focada na ampliação da conectividade aérea internacional. “Estamos dedicados a colocar o turismo em uma posição estratégica, e para isso estamos trabalhando para ampliar a conectividade do Brasil. A Embratur vem atuando com as empresas aéreas para garantir essa ampliação de rotas no mercado internacional, de forma que o turista consiga acessar com facilidade a diversidade de destinos que temos em nosso país”, destacou.
Em 2023, a soma entre o número de voos com destino ao Brasil já realizados e os previstos até dezembro aumentou 40% em comparação com 2022, saindo de 46.223 para 64.783 – dados da Embratur com a Fowardkeys.
No top 5 dos países que mais desembarcaram no Brasil nos primeiros cinco meses do ano, estão: Argentina (1,2 milhão de turistas), Estados Unidos (271,1 mil), Paraguai (215,5 mil), Chile (197,8 mil) e Uruguai (184,9 mil). São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina foram as principais portas de entrada dos viajantes internacionais no país.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.