11/07/2023 – O ecoturismo é o foco da programação da próxima press trip que a Embratur realiza no Mato Grosso (MT). A partir desta terça-feira (11), cinco jornalistas da Argentina e do Chile irão conhecer e explorar as belezas naturais e a cultura do estado. A atividade, realizada em parceria com o Sebrae, busca consolidar o Cerrado brasileiro no mercado sulamericano e demonstrar como nossos destinos praticam um turismo sustentável, com impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades. A emissão de carbono desta press trip, do deslocamento aéreo e terrestre dos convidados à energia elétrica nos hotéis, será totalmente compensada.
Ao longo de 7 dias, o grupo percorrerá atrativos em Cuiabá, Poconé, Nobres e Chapada dos Guimarães. Para esse roteiro, foram convidados jornalistas especializados no setor de turismo dos veículos Revista Velvet, El Mercurio, Bio Bio Chile, La Gaceta e Diario de Río Negro. A programação da press trip inclui passeios no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a contemplação do pôr do sol na Lagoa das Araras e a flutuação nas águas cristalinas do Rio Salobro, localizado no Reino Encantado. Durante uma semana, os profissionais farão uma imersão na flora e na fauna do Cerrado para conhecer a biodiversidade do bioma, como espécies de vegetais e animais que habitam a região. Uma delas é a onça-pintada, um dos símbolos do estado.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que este é o tipo de produto turístico considerado hoje como padrão de luxo no turismo internacional. “Sâo experiências únicas, que fazem o turista voltar para casa tendo aprendido muito sobre o outro e sobre si mesmo. Ter essa possibilidade de conexão com o diferente, e tipicamente local, é o que esse perfil de turista mais valoriza”, observou. “Esse é o turismo que nós queremos promover, que deixa um impacto positivo, gera emprego e renda ao mesmo tempo que contribui para conservar nossas florestas e nossa biodiversidade”, disse.
A Argentina é o principal país emissor de turistas para o Brasil; nos cinco primeiros meses de 2023 já chegaram em nosso país 1,232 milhão de turistas argentinos (41% do total). No mesmo período, nos visitaram 197 mil chilenos (7% do total).
“O Ecoturismo brasileiro é um dos nichos com alto potencial para atrair turistas internacionais. Ao trabalharmos esses destinos com turistas de países que são grandes emissores de turistas para o Brasil, estamos ajudando os pequenos negócios locais a gerarem emprego e renda”, observa o presidente do Sebrae, Décio Lima. Ele ainda destaca que o Sebrae possui, em Cuiabá, o Centro Sebrae de Sustentabilidade e, em Bonito (MS), o Centro de Referência Sebrae de Ecoturismo. Os dois lugares visam disseminar conhecimentos relativos aos temas e assim contribuir para o desenvolvimento de microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas que atuam nesse segmento.
Compensação de carbono
Como parte da política ESG da Embratur, a Agência está compensando a emissão de carbono de press trips realizadas neste ano. Até o momento, três press trips já tiveram toda a emissão zerada: em Alagoas, no Distrito Federal e Goiás, e em Minas Gerais. No total, foram emitidos 27.466kg de gás carbônico, e compensados 29 mil kg de gás carbônico. A meta de longo prazo da Embratur é zerar completamente a emissão de gases de suas atividades.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.