PRESS TRIP

Jornalistas da Argentina e Chile conhecem o ecoturismo mato-grossense

Embratur e Sebrae promovem press trip a partir desta terça-feira (11) para promover para o mercado internacional os destinos turísticos no Cerrado do Mato Grosso (MT)
MTur/Destinos
Ao longo de 7 dias, cinco jornalistas da Argentina e do Chile irão percorrer atrativos em Cuiabá, Poconé, Nobres e Chapada dos Guimarães

11/07/2023 – O ecoturismo é o foco da programação da próxima press trip que a Embratur realiza no Mato Grosso (MT). A partir desta terça-feira (11), cinco jornalistas da Argentina e do Chile irão conhecer e explorar as belezas naturais e a cultura do estado. A atividade, realizada em parceria com o Sebrae, busca consolidar o Cerrado brasileiro no mercado sulamericano e demonstrar como nossos destinos praticam um turismo sustentável, com impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades. A emissão de carbono desta press trip, do deslocamento aéreo e terrestre dos convidados à energia elétrica nos hotéis, será totalmente compensada. 

Ao longo de 7 dias, o grupo percorrerá atrativos em Cuiabá, Poconé, Nobres e Chapada dos Guimarães. Para esse roteiro, foram convidados jornalistas especializados no setor de turismo dos veículos Revista Velvet, El Mercurio, Bio Bio Chile, La Gaceta e Diario de Río Negro. A programação da press trip inclui passeios no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a contemplação do pôr do sol na Lagoa das Araras e a flutuação nas águas cristalinas do Rio Salobro, localizado no Reino Encantado. Durante uma semana, os profissionais farão uma imersão na flora e na fauna do Cerrado para conhecer a biodiversidade do bioma, como espécies de vegetais e animais que habitam a região. Uma delas é a onça-pintada, um dos símbolos do estado.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que este é o tipo de produto turístico considerado hoje como padrão de luxo no turismo internacional. “Sâo experiências únicas, que fazem o turista voltar para casa tendo aprendido muito sobre o outro e sobre si mesmo. Ter essa possibilidade de conexão com o diferente, e tipicamente local, é o que esse perfil de turista mais valoriza”, observou. “Esse é o turismo que nós queremos promover, que deixa um impacto positivo, gera emprego e renda ao mesmo tempo que contribui para conservar nossas florestas e nossa biodiversidade”, disse.  

A Argentina é o principal país emissor de turistas para o Brasil; nos cinco primeiros meses de 2023 já chegaram em nosso país 1,232 milhão de turistas argentinos (41% do total). No mesmo período, nos visitaram 197 mil chilenos (7% do total). 

“O Ecoturismo brasileiro é um dos nichos com alto potencial para atrair turistas internacionais. Ao trabalharmos esses destinos com turistas de países que são grandes emissores de turistas para o Brasil, estamos ajudando os pequenos negócios locais a gerarem emprego e renda”, observa o presidente do Sebrae, Décio Lima. Ele ainda destaca que o Sebrae possui, em Cuiabá, o Centro Sebrae de Sustentabilidade e, em Bonito (MS), o Centro de Referência Sebrae de Ecoturismo. Os dois lugares visam disseminar conhecimentos relativos aos temas e assim contribuir para o desenvolvimento de microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas que atuam nesse segmento.

Compensação de carbono
Como parte da política ESG da Embratur, a Agência está compensando a emissão de carbono de press trips realizadas neste ano. Até o momento, três press trips já tiveram toda a emissão zerada: em Alagoas, no Distrito Federal e Goiás, e em Minas Gerais. No total, foram emitidos 27.466kg de gás carbônico, e compensados 29 mil kg de gás carbônico. A meta de longo prazo da Embratur é zerar completamente a emissão de gases de suas atividades.