CONECTIVIDADE

Embratur e Ministério de Portos e Aeroportos estudam ação conjunta para ampliar voos internacionais

O presidente da Agência, Marcelo Freixo, e o ministro Márcio França se reuniram para tratar de iniciativas para ampliar a conectividade aos destinos turísticos brasileiros 
Renato Vaz/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, vão desenvolver ações para ampliar a malha aérea e a conectividade aos destinos turísticos do país internacionalmente

12/07/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se encontrou com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, nesta quarta-feira (12). Na pauta, as futuras ações e iniciativas que serão desenvolvidas, no segundo semestre de 2023, para ampliar a malha aérea e a conectividade aos destinos turísticos do país. A meta é atrair mais viajantes estrangeiros para o Brasil. 

“A reunião foi muito positiva. Nós trouxemos um projeto fundamental para o turismo brasileiro e para a economia brasileira, para financiar e promover a atração de novos voos internacionais com destino ao Brasil. Ou seja, aumentar o número de assentos e facilitar a vinda de turistas estrangeiros. Quanto mais voos para o nosso país, mais barata fica a passagem”, explicou Freixo. 

O ministro Márcio França destacou durante a reunião que “junto com a Embratur vamos traçar novos planos para promoção e captação de novos voos internacionais para o Brasil”.

Nordeste
Melhorias na conectividade de voos internacionais e expansão da malha aérea também foram alguns dos pontos discutidos nesta quarta por secretários de Turismo de estados do Nordeste, durante uma reunião na Embratur. A ideia é planejar ações e campanhas de forma integrada com o Consórcio Nordeste com o objetivo de desenvolver a região como um destino único para os estrangeiros que venham visitar o país. 

“A gente tem que pensar em projetos para ampliar a aviação, porque isso é fundamental para o turismo internacional”, afirmou o presidente da Embratur. 

Entre janeiro e maio deste ano, mais de 2,97 milhões de turistas internacionais desembarcaram no Brasil – número 108% maior do que o registrado no mesmo período de 2022. Nesse mesmo período, viajantes de outros países gastaram no Brasil US$ 2,721 bilhões (quase R$ 13 bilhões), o que aponta para uma recuperação do turismo a patamares de pré-pandemia.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.