DESENVOLVIMENTO

ARTIGO: O mundo mudou, o turista também

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca em publicação que “desde novembro do ano passado, o desembarque de estrangeiros deu uma guinada, e hoje já alcançamos os patamares pré-pandemia, de 2019”.
Divulgação/Setur-PA
“No turismo, a escolha para onde ir nas férias tem o poder de induzir mudanças estruturais na economia do seu destino”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Pesquisa da Harris Interactive, de 2022, aponta que 86% dos europeus estão dispostos a mudar hábitos de consumo para proteger o meio ambiente. Em levantamento da Deloitte, 40% dos ingleses só escolhem marcas sustentáveis. O engajamento com os impactos do consumo é mais que tendência, é uma postura política de uma geração que entende a sustentabilidade como um projeto de sociedade com valores de respeito aos direitos humanos, justiça social e fraternidade entre os povos.

Segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), atualmente 69% dos viajantes buscam destinos sustentáveis. No turismo, a escolha para onde ir nas férias tem o poder de induzir mudanças estruturais na economia do seu destino. Quem visita a Amazônia, o Pantanal ou a Mata Atlântica contribui para combater a exploração do meio ambiente de forma insustentável. Passamos a gerar mais emprego com a floresta em pé do que do que devastada. Sai a motosserra e a mineração ilegal, entram pousadas, restaurantes e uma cadeia de serviços que geram emprego e renda.

A construção de uma humanidade sustentável é uma utopia que só tem chances de se realizar globalmente. Vivemos num único planeta, e pouco adiantará cuidar apenas do quintal de casa. Hoje, o entendimento da comunidade internacional é de que o futuro da humanidade depende, em grande medida, da vitória de um Brasil democrático e sustentável. Eles querem nos visitar para nos ajudar a fazer esse projeto de Brasil dar certo. E esse turista começou a chegar. Desde novembro do ano passado, o desembarque de estrangeiros deu uma guinada, e hoje já alcançamos os patamares pré-pandemia, de 2019.

A Embratur atua reconstruindo a imagem do Brasil no exterior e qualificando nossos serviços para garantir que sejam ambiental, social e economicamente sustentáveis. Criamos a Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas, que trabalha com estados e municípios em ações de mitigação e adaptação climática, e realiza workshops de qualificação das empresas do turismo. Estamos implementando nossa política interna de sustentabilidade, com metas de neutralizar a emissão de carbono de nossas atividades.

Conforme projeção da WTTC, um em cada três novos empregos no mundo até 2035 serão gerados pelo turismo, uma atividade econômica resiliente até mesmo aos impactos do avanço da inteligência artificial no mercado de trabalho, afinal quando viajamos queremos interagir com pessoas e conhecer diferentes culturas. Novas tecnologias devem ser utilizadas para melhorar a experiência do turista – e para dar conta desse desafio criamos o EmbraturLAB.

Conforme a Fundação Getúlio Vargas, a cada real investido em promoção internacional do turismo, R$ 20 entram no país. É um investimento imbatível. De janeiro a maio deste ano, os estrangeiros deixaram aqui R$ 13 bilhões, o melhor resultado em 5 anos. É renda no bolso de 7 milhões de trabalhadores. O turismo conserva a floresta, mas também melhora a infraestrutura, a educação, o transporte e a segurança pública. E produz aquilo que brasileiro mais gosta: alegria e emprego.

Marcelo Freixo
Presidente da Embratur

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.