CULTURA BRASILEIRA

Embratur apresenta a diplomatas estrangeiros potencial turístico da Feira de São Cristóvão (RJ)

Presidente da Agência, Marcelo Freixo, acompanhou a visita que destacou a cultura nordestina em pleno Rio de Janeiro como atrativo para visitantes internacionais 
Márcio Menasce/Embratur
Embratur realiza visita de diplomatas estrangeiros aos festejos de São João da Feira de Tradições Nordestinas do Pavilhão de São Cristóvão, no Rio de Janeiro

13/07/2025 – Despertar o potencial turístico internacional da cultura nordestina em plena cidade do Rio de Janeiro. Com esse objetivo, a Embratur realizou nesta quinta-feira (13) uma visita de diplomatas estrangeiros aos festejos de São João da Feira de Tradições Nordestinas do Pavilhão de São Cristóvão. As autoridades estrangeiras puderam sentir de perto um pouco da cultura da região Nordeste por meio de comidas típicas, da música, da dança e da animação. 

A atividade contou com a presença de diplomatas da Alemanha, Angola, Bélgica, China, Japão, Países Baixos, Paraguai, Peru e República Dominicana, além de agências de viagens internacionais e representantes da RioTur e do governo do Estado. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o sucesso da ação.

“Estamos muito felizes com a visita dos cônsules e do trade turístico, podemos mostrar um pouco do nosso potencial no turismo associado à cultura ainda pouco explorado”, disse Freixo. “A Embratur, que promove o turismo internacional, entende que a cultura é decisiva e que a gente tem um polo cultural importante de tradição nordestina aqui no coração de São Cristóvão. Por isso, estamos trazendo o mundo pra cá”, destacou o presidente da Agência.

A Feira de São Cristóvão é um espaço importante de sociabilidade da comunidade nordestina, bem como de preservação dos costumes. “Nunca pensei que iria encontrar aqui na Feira esta moldura humana, essa gente maravilhosa, que transborda a cultura brasileira”, destacou Mateus de Sales, do Consulado-Geral de Angola.

Os festejos juninos são uma referência no Nordeste do Brasil, mas, nesta época do ano, se espalham por todo o país. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Feira de São Cristóvão mantém a tradição viva. “Nem todo mundo pode e vai para Caruaru (PE) ou para Campina Grande (PB). Então, quem está no Sudeste, também pode ter um grande São João, e esse grande São João pode ser na Feira de São Cristóvão. Aqui tem tradição nordestina, tem alegria e gera emprego e renda”, reforçou Marcelo Freixo. 

A Feira de São Cristóvão foi criada em 1945, quando imigrantes de diversas cidades do nordeste brasileiro passaram a fixar residência no Rio de Janeiro. Atualmente, é o coração das tradições nordestinas na capital fluminense. Cerca de 300 mil pessoas passam pelo espaço todos os meses.

Para a vice-presidente da Riotur, Andrea Feio, o evento reforça o empenho para ampliar a oferta no turismo da cidade e impulsionar o país. “Coração do Nordeste no Rio de Janeiro, o Centro Luíz Gonzaga de Tradições Nordestinas é um grande Polo Cultural, que destaca essa rica região e tem o dom de encantar todos o seus visitantes”, ressalta.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.