17/07/2023 – A Embratur avança na sua estratégia de reconexão com os principais países emissores de turistas para o Brasil. Nesta semana, oficializou o retorno à condição de membro de associações internacionais de operadores do Reino Unido (LATA – Associação Latino-Americana de Viagens), da Alemanha (ARGE LA – Grupo de Trabalho América Latina) e da Espanha (ACAVE – Associação Empresarial das Agências de Viagens Especializadas), e estreou na associação do Canadá (CATO – Associação Canadense de Operadores Turísticos) e da França (COTAL – Confederaçãpo de Organizadores de Turismo de América Latina).
“A reconexão do Brasil a essas associações é um marco significativo, era uma das prioridades de nossa gestão, pois fortalece a posição do país no mercado internacional, amplia a geração de negócios e nos dá acesso a dados e novas oportunidades para promover nossos atrativos nos países prioritários”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur. No início do mês, a Embratur anunciou o retorno ao quadro de membros da Associação de Operadoras de Turismo dos Estados Unidos (USTOA), após quatro anos de afastamento.
Como membro das associações, a Embratur tem acesso a vários recursos e informações sobre o mercado turístico desses cinco países. Isso permite que a agência envie informações atualizadas do Brasil para apresentar os produtos turísticos e fortalecer a venda dos pacotes.
“Essas informações são muito importantes para que a Embratur possa desenvolver estratégias de promoção do turismo internacional mais eficazes. O Brasil é muito diverso, e o turismo hoje é cada vez mais segmentado. Com essas parcerias, ampliamos a nossa capacidade de entregar a experiência mais adequada para cada perfil de turista que potencialmente pode nos visitar”, completou Freixo.
O retorno da Embratur como membro dessas associações foi recebido com entusiasmo por representantes das entidades. “Ao mesmo tempo que começo minha nova função como presidente da Latin American Travel Association, fico extremamente contente ao dar as boas vindas à Embratur em seu retorno à família LATA e estou ansioso para trabalharmos em conjunto na promoção do Brasil no Reino Unido”, disse o presidente da LATA, do Reino Unido, Martin Johnson.
“A COTAL França recebe com satisfação a confirmação da adesão à Embratur. Essa parceria permitirá ao Brasil divulgar sua fantástica variedade de destinos na França para os profissionais do trade”, afirmou o presidente da COTAL França, Rémi Venitien.
Para Bruno Reis, gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur, a parceria com as associações é fundamental na retomada da atuação junto a mercados estratégicos. “Ser membro associado é estar inserido nas principais discussões para fomento de fluxo turístico para a América Latina”, frisou Reis. Além disso, o Brasil era um dos únicos países latinos que até então não constavam como membro dessas entidades. “Ser membro dessas associações é estar respaldado nas negociações junto ao trade turístico internacional e, assim, nos conectarmos de forma efetiva com os mercados estratégicos para incremento de emissão de turistas internacionais para o Brasil” concluiu Reis.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.