INOVAÇÃO

EmbraturLAB: selecionadas as oito startups que irão participar de aceleração

As melhores iniciativas que aprimorem experiência dos estrangeiros no Brasil serão promovidas pela Embratur em várias cidades do país

Divulgação/Embratur
O objetivo da Embratur é qualificar os serviços oferecidos aos turistas estrangeiros no Brasil

18/07/2023 – A Embratur divulgou, nesta terça-feira (18), a lista com as oito startups que participarão do programa do EmbraturLAB – iniciativa que promove a competitividade dos serviços do setor do turismo a fim de melhorar a experiência dos estrangeiros que visitam o Brasil.

As empresas D2 Airport, Destinos Inteligentes, Diaspora Black, eSIM’s, iFriend – Serviços de Viagens, Pinguim App, Vivalá e WeTrak Brasil foram selecionadas para a Aceleração Embratur LAB. Além de treinamentos e orientações de profissionais tecnicamente qualificados do turismo, as startups terão acesso a financiamentos que impulsionam as atividades do setor.

Essas startups passarão por uma capacitação de três meses, que inicia na próxima segunda-feira, dia 24 de julho, com término planejado para o dia 1º de novembro de 2023. As melhores iniciativas serão selecionadas para um teste prático, no Rio de Janeiro. Aquelas que se destacarem serão promovidas pela Embratur para serem utilizadas em outras cidades do país.

O objetivo da Embratur é qualificar os serviços oferecidos aos turistas estrangeiros no Brasil, como afirmou o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd. “O propósito de juntar tecnologia e turismo vai servir para dar um salto de qualidade nos serviços prestados ao consumidor final, o turista internacional. A experiência do turista no Brasil precisa ser cada vez mais cômoda, prática e fácil. E, para isso, o setor da inovação tem a tarefa de atrair cada vez mais setores e empresas para ajudar no desenvolvimento dessa cadeia produtiva do turismo”, contou. 

A Embratur pretende organizar um banco de dados para que as empresas do setor de turismo identifiquem tendências e comportamentos dos consumidores e, assim,  personalizem suas ofertas de acordo com a demanda do público. A prioridade é por soluções de tecnologias verdes, que ajudem a reduzir a pegada de carbono do turismo e incluam o uso de energia renovável, a implementação de práticas sustentáveis em hotéis e a promoção de práticas de turismo responsável. 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esses dados mais estruturados, a partir do EmbraturLAB, além de  melhorar a experiência dos turistas, irão fortalecer o mercado do turismo dentro e fora do país. 

“O Brasil já possui a maior diversidade de experiências que um turista pode experimentar num único país, agora é nosso objetivo garantir que esse turista chegue cada vez mais, e sua experiência aqui seja ainda melhor, pelos serviços que lhe são prestados, e tem dificuldades com informações e acesso à serviços, por exemplo”, ressaltou Freixo. 

Parceria
O programa de aceleração é uma parceria entre o EmbraturLAB e o Turistech Hub Brasil, um dos principais hubs de inovação da América Latina. O Hub foi criado para liderar a agenda de inovação no turismo e fomentar a competitividade e sustentabilidade ambiental do setor. 

A iniciativa foi lançada em maio durante o Web Summit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.