18/07/2023 – A Embratur promoveu, nesta terça-feira (18), um workshop para capacitação dos colaboradores da empresa no segmento de ecoturismo e turismo de aventura. Como convidada, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) trouxe aos participantes a importância deste nicho no mercado e no fortalecimento do turismo dentro e fora do país.
Para o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo de Moura Persi, o momento de aposta no segmento é único. “A Embratur está vivendo um novo momento, um momento no qual as pessoas querem aproveitar esse tipo de turismo, o de vislumbrar a natureza e explorar as belezas naturais. Para isso, precisamos ampliar as parcerias e oportunidades com empresas que apoiem a sustentabilidade e a diversidade”, comentou.
Segundo o diretor executivo da Abeta, Luiz Del Vigna, o turismo de natureza é importante para a transformação social no qual o Brasil está inserido atualmente e estará inserido nos próximos anos. Contudo, Del Vigna acredita que, apesar de ser um dos países com o maior número de turistas do segmento, o Brasil precisa vencer algumas barreiras e investir em mais capacitação.
“ A informalidade das pessoas que trabalham com esse segmento acaba fazendo com que o turismo assuma um risco desnecessário. Com o trabalho legalizado, formal, há uma redução do número de acidentes, o turismo fica mais seguro. Outra barreira é o ordenamento da visitação e controle de fluxo de pessoas, que é diretamente proporcional à diminuição e produção de lixo e risco de acidentes nos destinos. Temos que apostar num turismo seguro por meio da capacitação de trabalhadores do setor”, apontou.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, acredita que o turismo, sobretudo o ecoturismo e o turismo de aventura, é uma vitrine internacional que faz parte da estratégia do governo em promover o setor.
“O Brasil está renascendo e dentro desse novo momento, é preciso olhar atentamente para o que o país tem de mais exuberante: a natureza, com a sua fauna e flora que encantam. Ao levarmos essa diversidade para fora, levamos também um projeto de governo, um novo projeto de país. O nosso desafio era resgatar com rapidez uma política pública para o setor e garantir que nas relações de governança colocássemos o turismo, o ecoturismo em outro lugar, de estratégia, de pensar o país”, reforçou Freixo.
Evento
A Abeta convidou o presidente Marcelo Freixo para participar da abertura do Abeta Summit 2023, encontro brasileiro de ecoturismo e turismo de aventura que será realizado na cidade de Grão Mogol (MG) entre 25 e 28 de outubro deste ano.
“O Brasil é um país que está renascendo. O Brasil voltou, o turismo também e nós da Embratur, com muito prazer, fechamos essa parceria com a Abeta porque a gente quer que cada vez mais turistas venham para cá para conhecer e aproveitar o turismo de aventura brasileiro”, afirmou Freixo.
Recentemente, a Embratur lançou o “Programa Aventura Natural”, que prevê a realização de capacitações em destinos de turismo de aventura, e consultorias às micro e pequenas empresas deste segmento para conquistar as certificações de segurança. A iniciativa, coordenada pelo Sebrae, com o apoio da Embratur, foi lançada, em maio, durante o II Inspira Ecoturismo, em Bonito (MS).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.