QUALIFICAÇÃO

Workshop capacita equipe da Embratur nos segmentos de ecoturismo e turismo de aventura

Convidada para o evento, a Abeta reforçou o fortalecimento do segmento no turismo nacional e internacional

Renato Vaz/Embratur
Abeta convidou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, para participar da abertura do Abeta Summit 2023, encontro brasileiro de ecoturismo e turismo de aventura

18/07/2023 – A Embratur promoveu, nesta terça-feira (18), um workshop para capacitação dos colaboradores da empresa no segmento de ecoturismo e turismo de aventura. Como convidada, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) trouxe aos participantes a importância deste nicho no mercado e no fortalecimento do turismo dentro e fora do país. 

Para o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo de Moura Persi, o momento de aposta no segmento é único. “A Embratur está vivendo um novo momento, um momento no qual as pessoas querem aproveitar esse tipo de turismo, o de vislumbrar a natureza e explorar as belezas naturais. Para isso, precisamos ampliar as parcerias e oportunidades com empresas que apoiem a sustentabilidade e a diversidade”, comentou. 

Segundo o diretor executivo da Abeta, Luiz Del Vigna, o turismo de natureza é importante para a transformação social no qual o Brasil está inserido atualmente e estará inserido nos próximos anos. Contudo, Del Vigna acredita que, apesar de ser um dos países com o maior número de turistas do segmento, o Brasil precisa vencer algumas barreiras e investir em mais capacitação. 

“ A informalidade das pessoas que trabalham com esse segmento acaba fazendo com que o turismo assuma um risco desnecessário. Com o trabalho legalizado, formal, há uma redução do número de acidentes, o turismo fica mais seguro. Outra barreira é o ordenamento da visitação e controle de fluxo de pessoas, que é diretamente proporcional à diminuição e produção de lixo e risco de acidentes nos destinos. Temos que apostar num turismo seguro por meio da capacitação de trabalhadores do setor”, apontou.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, acredita que o turismo, sobretudo o ecoturismo e o turismo de aventura, é uma vitrine internacional que faz parte da estratégia do governo em promover o setor.  

“O Brasil está renascendo e dentro desse novo momento, é preciso olhar atentamente para o que o país tem de mais exuberante: a natureza, com a sua fauna e flora que encantam. Ao levarmos essa diversidade para fora, levamos também  um projeto de governo, um novo projeto de país. O nosso desafio era resgatar com rapidez uma política pública para o setor e garantir que nas relações de governança colocássemos o turismo, o ecoturismo em outro lugar, de estratégia, de pensar o país”, reforçou Freixo. 

Evento
A Abeta convidou o presidente Marcelo Freixo para participar da abertura do Abeta Summit 2023, encontro brasileiro de ecoturismo e turismo de aventura que será realizado na cidade de Grão Mogol (MG) entre 25 e 28 de outubro deste ano. 

“O Brasil é um país que está renascendo. O Brasil voltou, o turismo também e nós da Embratur, com muito prazer, fechamos essa parceria com a Abeta porque a gente quer que cada vez mais turistas venham para cá para conhecer e aproveitar o turismo de aventura brasileiro”, afirmou Freixo. 

Recentemente, a Embratur lançou o “Programa Aventura Natural”, que prevê a realização de capacitações em destinos de turismo de aventura, e consultorias às micro e pequenas empresas deste segmento para conquistar as certificações de segurança. A iniciativa, coordenada pelo Sebrae, com o apoio da Embratur, foi lançada, em maio, durante o II Inspira Ecoturismo, em Bonito (MS).