20/07/2023 – Nesta quarta-feira (19), foi a vez do estado do Espírito Santo (ES) receber o workshop Conexão Embratur. O treinamento, realizado na capital Vitória, é fruto de uma parceria com o Sebrae Nacional, e tem como objetivo dar orientações e explicar estratégias a empresários, lideranças e representantes do trade turístico a fim de melhorar a experiência dos turistas estrangeiros em destinos brasileiros.
No Espírito Santo, a Conexão Embratur recebeu mais de 40 operadores do turismo da região, entre empresários, gestores, representantes dos setores de hoteis e restaurantes de vários destinos turísticos, como a própria capital Vitória e as cidades de Vila Velha, Guarapari, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante e Itaúnas.
Para Mateus José, da gerência de Informação e Inteligência de Dados, o potencial turístico está na diversidade de cenários e da gastronomia – o que é vitrine para o turista internacional.
“O Espírito Santo é um estado incrível. Tem mar, montanhas, cidades vibrantes e descoladas, com uma gastronomia autoral e centenária. O Workshop só veio para contribuir com a qualificação das ótimas experiências que o território já oferece. Colocar as experiências do Espírito Santo na vitrine internacional é muito positivo. Por isso, com o nosso trabalho in loco, conseguimos alinhar com os empreendedores, profissionais e gestores quais são os elementos e tendências que podem tornar o destino mais competitivo no cenário internacional”, ressaltou.
O coordenador do projeto Amigos da Jubarte, Sandro Firmino, aposta na capacitação para qualificar o turismo sustentável no Espírito Santo.
“Essas iniciativas ajudam e muito a promoção do turismo sustentável a nível global, como o que temos aqui com esse nosso projeto de conservação que estuda e divulga a presença das baleias-jubarte na costa capixaba. O estado do Espírito Santo é rico em atrativos culturais e históricos. O que precisa de fato são essas iniciativas para que a gente consiga juntos promover e ampliar o nosso turismo de forma sustentável para alcançar mais pessoas”, afirmou.
Esse investimento no turismo do estado também irá refletir ainda mais no trabalho da artesã Greicy Kely, que produz panelas de barro na capital Vitória e tem produtos com a sua assinatura até na Europa.
“Eu acho tão gratificante ver que minha arte, uma arte milenar, o nosso patrimônio cultural do estado chegou tão longe. Eu já mandei panelas até para a Itália. É uma experiência maravilhosa conversar com pessoas de outros países, aprender novos conhecimentos”, comentou.
Conexão Embratur
Já foram três estados visitados pela Conexão Embratur: Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, respectivamente. A iniciativa pretende passar por todos os estados brasileiros ao longo deste ano. A ideia é oferecer uma capacitação qualificada abrangendo o trade de todo o país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo.
“Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micro, pequenas e médias empresas, e esse trabalho em parceria com o Sebrae é fundamental para garantir que esses serviços atendam bem o turista estrangeiro. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais, é um diálogo que ajuda a entender o perfil de nosso turista e nos permite investir para atendê-lo cada vez melhor”, reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também estará na caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Os próximos destinos que receberão a Conexão Embratur serão Macapá (AP) e Alto Paraíso (GO), ambos nos dias 1º e 2 de agosto.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.