SUSTENTABILIDADE

Embratur é convidada a participar do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

Evento, idealizado pelo Instituto Lixo Zero, irá debater temas como descarbonização, empreendedorismo, certificação e Turismo Lixo Zero. Encontro será em Brasília
Renato Vaz/Embratur
Reunião entre a Embratur e o Instituto Lixo Zero para definir parcerias futuras que servirão como agentes transformadores sociais

21/07/2023 – A Embratur recebeu, nesta sexta-feira (21), um convite para participar do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, que será realizado nos dias 27 ,28 e 29 de setembro, em Brasília. O presidente do Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabatini, acredita que a parceria com a Embratur pode render frutos que irão servir como agentes transformadores sociais. 

“O turismo é uma atividade que convida o cidadão a mudar o seu comportamento. E o que queremos para o mundo? Um cidadão responsável e participativo para mudar a consciência sobre a política de resíduo do lixo, que efetue boas práticas e crie soluções sustentáveis”, afirmou. 

A sustentabilidade é um tema prioritário na Agência, que inaugurou uma política ESG e desenha um plano de sustentabilidade para o turismo brasileiro. O gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, sinaliza como positivas parcerias com agentes que atuem em prol do turismo, economia e desenvolvimento sustentável.  

“Estamos trabalhando internamente para uma conscientização sobre sustentabilidade, sobre boas práticas e gestão correta dos resíduos. E a prática vem de dentro para fora. Por aqui, já começamos com a neutralização das emissões de carbono dos nossos produtos. Teremos várias ações ainda pela frente”, ressaltou. 

A Embratur tem a meta de reduzir e compensar as emissões de carbono de suas atividades, e começou em 2023 realizando a compensação de carbono de suas press trips.

Encontro
O Congresso Internacional Cidades Lixo Zero será realizado nos dias 27 ,28 e 29 de setembro, em Brasília. Uma grande Aldeia Lixo Zero será idealizada em torno do Museu da República. O espaço terá ocas e espaços de convivência. 

No encontro, os participantes irão debater temas como descarbonização, empreendedorismo, certificação e turismo Lixo Zero, Boas Práticas Nacionais, Cidades Inteligentes, Reciclagem e Bioindústria.