BALANÇO
Do recorde de divisas à atração de novos voos: os seis meses da Embratur
Em 2023, Agência voltou a usar a Marca Brasil e retomou o compromisso com a sustentabilidade, o combate ao racismo e a valorização da diversidade para atrair mais visitantes para o país

21/07/2023 – Estratégia e resultado. Duas palavras resumem os primeiros seis meses da nova gestão da Embratur. Nesse período, o turista estrangeiro voltou a visitar o Brasil, recordes na entrada de divisas no país com o consumo dos estrangeiros foram batidos e novos voos internacionais foram abertos. Dados como esses são reflexo do trabalho da Agência para reconstruir a imagem do país no exterior através de parcerias e da volta do Brasil com S.
Para a Embratur, turismo é a solução. Move a economia, gera emprego e renda e, ainda, induz o desenvolvimento sustentável. Por isso, no primeiro semestre do ano, a atual gestão trabalhou para atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil.
Confira as principais ações da Embratur nos primeiros seis meses de 2023 e os resultados:
Retomada da Marca Brasil
O retorno da Marca Brasil foi um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na sustentabilidade ambiental. A Embratur, em parceria com a ApexBrasil, decidiu voltar a usar a logomarca que o país utilizou no turismo e comércio exterior entre 2005 e 2019.
“É um símbolo que marca a reconstrução do Brasil. Ela é um recado para o mundo, de que o país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito está de volta”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “Ninguém quer visitar um país que destrói e queima suas florestas. As pessoas querem visitar um Brasil que preserva e tem responsabilidade climática”, afirmou.
Mais voos
Com dados e ferramentas de inovação, a Embratur tem ajudado a aumentar o número de voos internacionais para o Brasil. Os primeiros seis meses do ano foram marcados por novas rotas da TAP, novos voos da British Airways e da Virgin Atlantic Airways saindo de Londres, dois novos voos da South African Airways ligando o continente africano ao Brasil e a ampliação da frequência de voos do Chile pela JetSMART.
De janeiro até dezembro deste ano, serão mais de 64 mil voos internacionais com destino ao Brasil, um aumento de 40% quando comparado com o ano passado. A oferta de assentos também será ampliada em 30% até o fim deste ano.
Mais turistas
Com mais opções de rotas aéreas, maior é a chance do turista escolher o Brasil com destino. E a chegada de estrangeiros no Brasil mais que dobrou nos primeiros cinco meses de 2023. Mais 2,97 milhões de turistas internacionais desembarcaram no Brasil entre janeiro e maio, um fluxo 108% maior do que o registrado no mesmo período de 2022.
Somente no mês de maio, mais de 292,3 mil visitantes internacionais tiveram o Brasil como destino – número 44,5% maior do que o de maio de 2022. Os dados indicam a retomada do turismo aos níveis pré-pandemia.
Mais dinheiro circulando
E, com mais viajantes, melhor para a economia. De janeiro a maio de 2023, os turistas estrangeiros deixaram no Brasil US$ 2,721 bilhões (quase R$ 13 bilhões), valor 36% maior que o mesmo período de 2022. Em maio, a arrecadação com o turismo internacional foi de US$ 567 milhões (cerca de R$ 2,7 bilhões). Esse foi o melhor resultado dos últimos 28 anos.
“É um resultado extraordinário. Qual é a atividade econômica que deixou aqui, em cinco meses, R$ 13 bilhões? E, pelos estudos que estamos fazendo, a gente pode bater neste ano o recorde de turistas estrangeiros e o recorde de arrecadação com turistas estrangeiros”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Investimento em inovação
No primeiro semestre de 2023, nasceu a EmbraturLAB, um centro de desenvolvimento de inovação aplicada ao turismo. A equipe dá assistência técnica, jurídica e consultoria comercial para empresas que apresentem soluções inovadoras para o turismo.
A ideia é melhorar a experiência do estrangeiro que visita o Brasil por meio da tecnologia. Até agora, três editais de apoio a soluções desenvolvidas por startups foram abertos. Da inovação, também surgiram parcerias com o Parque Tecnológico Itaipu e com a agência de Portugal NEST.
Novas bandeiras, novas gerências
Um turismo mais inclusivo, diverso e sustentável está na lista de prioridades da Embratur. Por isso, a atual gestão criou novas gerências e coordenações, que ficam diretamente responsáveis por esses temas.
A Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas atua em parceria com estados e municípios para adaptar o trade turístico brasileiro aos desafios da agenda climática internacional. A ideia é qualificar o setor para a implantação de ações de mitigação e adaptação climática.
Já na própria Embratur, uma política interna de ESG está sendo implementada, com metas de neutralização da emissão de carbono nas atividades da agência.
De forma pioneira, a atual gestão também criou uma coordenação de afroturismo, diversidade e povos indígenas. O afroturismo é uma ferramenta estratégica de promoção e valorização da cultura afrobrasileira e de combate ao racismo, além de ser uma ferramenta de reconexão com a África. A demanda pelo segmento turístico vem crescendo exponencialmente nos Estados Unidos e na Europa.
De olho na COP-30
Em 2025, Belém (PA) será palco da COP-30 – a 30ª Edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas -, e a preparação para receber o evento internacional no Brasil já está a todo vapor.
Em abril, a Embratur tratou do financiamento de projetos ligados à organização do evento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Ficou definido o lançamento de uma linha de financiamento para a qualificação e expansão dos empreendimentos turísticos na região, através de projetos inovadores e sustentáveis.
A Agência abriu diálogo com montadoras de cruzeiros de turismo para ampliar a exploração de rotas fluviais na Amazônia. Em Brasília (DF), o presidente Marcelo Freixo também se reuniu com representantes do governo do Pará e do Sebrae para o alinhamento de futuras ações para a COP.
“A COP-30 é um grande evento que vai acontecer na Amazônia e a gente tem muito orgulho disso”, disse Freixo.
Press trips, famtours e feiras
Mostrar um país em reconstrução, que combate o racismo, valoriza a diversidade, respeita os direitos humanos e preserva o meio ambiente esteve no foco da Embratur nos primeiros seis meses de gestão.
Para isso, a agência colocou na rua as chamadas press trips, com 34 jornalistas e influenciadores de sete países trazidos para o Brasil para divulgar o país para o mundo. Em parceria com o Sebrae Nacional, também foram realizadas as famtours, onde 24 operadores de turismo de cinco países conheceram roteiros turísticos brasileiros para promover e comercializar as experiências no exterior.
As feiras internacionais também são importantes mecanismos de promoção do turismo internacional no Brasil. Só no primeiro semestre, a Embratur participou de oito feiras. E, até o fim de 2023, mais oito estão no radar.
Retorno a associações internacionais
A Embratur avançou na estratégia de reconexão com os principais países emissores de turistas para o Brasil. A agência voltou a fazer parte do quadro de membros de associações internacionais de operadores de turismo dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Alemanha e da Espanha, e estreou nas associações do Canadá e da França.
Como membro das associações, a Embratur tem acesso a várias ferramentas e informações sobre o mercado turístico desses cinco países. Isso permite que a Agência envie informações atualizadas do Brasil para apresentar os produtos turísticos e fortalecer a venda dos pacotes.
Além disso, o turismo LGBT+ no Brasil foi fortalecido com a volta da parceria da Embratur com a IGLTA – Associação Internacional de Turismo LGBTQIA+ -, entidade que é referência mundial no desenvolvimento e na expansão do turismo LGBT.
Parcerias com setor público e privado
A Embratur atuou em parceria com diversas entidades e empresas, do setor público e privado, para impulsionar o turismo estrangeiro no Brasil. Um exemplo é a parceria com o Google, através da digitalização e impulsionamento dos negócios de mais de 35 mil pequenas e médias empresas de turismo no Brasil.
Com o Turismo de Portugal, agência correspondente à Embratur, foi feita uma parceria que garante o compartilhamento de dados e boas práticas na promoção internacional do turismo.
Confira a galeria de fotos das ações realizadas pela equipe da Embratur neste primeiro semestre de 2023.
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