PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Jornalistas franceses conhecem atrações turísticas no Rio Grande do Norte e Piauí

Embratur e Sebrae promovem press trip, até o dia 30 de julho, para promover destinos turísticos dos dois estados nordestinos ao mercado internacional
Divulgação / Emprotur
No Rio Grande do Norte, o grupo irá visitar, nos cinco primeiros dias da viagem, diversos parques e sítios arqueológicos como o Geossítio Mina Brejuí e Serra Verde, Sítio Arqueológico Xiquexique

24/07/2023 – Parques nacionais e praias magníficas. Esses são alguns dos atrativos que estão na programação da press trip que a Embratur realiza no Rio Grande do Norte e no Piauí. Cinco jornalistas franceses começaram no sábado (22) a extensa programação pelos pontos turísticos potiguares. Do dia 26 ao dia 30, o grupo segue para o Piauí. A atividade, realizada em parceria com o Sebrae, busca consolidar os destinos brasileiros no mercado francês. A emissão de carbono desta press trip, do deslocamento aéreo e terrestre dos convidados à energia elétrica nos hotéis, será totalmente compensada. 

Ao longo de oito dias, o grupo percorrerá atrativos nos dois estados. No Rio Grande do Norte, eles irão visitar, nos cinco primeiros dias da viagem, diversos parques e sítios arqueológicos como o Geossítio Mina Brejuí e Serra Verde, Sítio Arqueológico Xiquexique e as famosas praias de Pipa, das Minas, Sibaúma e Cacimbinhas.

Já no Piauí, uma das grandes atrações é o Parque da Serra da Capivara. Por lá, os profissionais de comunicação irão visitar vários sítios arqueológicos e encontrarão diversas pinturas rupestres, que retratam o cotidiano de povos que viveram nessa região há 12 mil anos. Ainda no estado piauiense, o roteiro prevê visita ao Museu do Homem Americano e trilhas pelos sítios arqueológicos com vistas panorâmicas para a caatiga brasileira. 

Para ambos os roteiros foram convidados jornalistas franceses especializados no setor de turismo que atuam no La Provence, Lonely Planet, na Associação dos Jornalistas de Turismo da França, nas revistas Science et vie,  Grand Reportages e veículos do grupo INFO6TM. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que, hoje, este é o tipo de produto turístico que tem maior apelo no turismo internacional. “A gente tem sol e praia que é muito consolidado, o turista estrangeiro que vem busca nossas belezas naturais. E agora a gente apresenta outros atrativos também fascinantes, os sítios arquelógicos, que são experiências únicas, que fazem o turista voltar para casa tendo aprendido muito sobre o outro e sobre si mesmo”, observou. “Esse é o turismo que nós queremos promover, que deixa um impacto positivo, gera emprego e renda, valoriza nossa cultura e mantém viva a nossa história ”, completou.  

O Brasil recebeu 130 mil turistas franceses em 2022. De acordo com os dados de perfil do turista, 56% dos franceses costumam procurar destinos de  sol e praia durante as férias. “O turismo brasileiro é um dos nichos com alto potencial para atrair turistas internacionais. Ao trabalharmos esses destinos com turistas de países que são grandes emissores de turistas para o Brasil, estamos ajudando os pequenos negócios locais a gerarem emprego e renda”, observa o presidente do Sebrae, Décio Lima. 

Compensação de carbono
Como parte da política ESG da Embratur, a Agência está compensando a emissão de carbono de press trips realizadas neste ano. Até o momento, três press trips já tiveram toda a emissão zerada: em Alagoas, no Distrito Federal e Goiás, e em Minas Gerais. No total, foram emitidos 27.466kg de gás carbônico, e compensados 29 mil kg de gás carbônico. A meta de longo prazo da Embratur é zerar completamente a emissão de gases de suas atividades.