24/07/2023 – A Embratur iniciou a veiculação de uma campanha publicitária digital com enfoque no mercado dos Estados Unidos, segundo maior emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da Argentina. Uma das novidades da campanha é que, mesmo em língua inglesa, em que o nome de nosso país é grafado com a letra Z, a Embratur optou por escrever o Brasil com S.
As peças da campanha fazem um jogo de palavras que representam o Brasil e, em inglês, iniciam com a letra S. O slogan central é “It’s Spectacular. It’s Brasil”, mas, a cada peça, há uma nova palavra iniciada em S para falar do Brasil, como Sustainable (sustentável), Sunny (ensolarado), Scrumptious (esplêndido) e Sambalicious (trocadilho que une Samba e Delicious – neologismo usual nos EUA para qualificar coisas que são positivas, emocionantes, inspiradoras). A campanha também compara as curvas do S com a sinuosidade dos nossos rios e da paisagem de nossos cartões postais.
“A Marca Brasil já traz a leveza da curva como uma marca de nosso país. O Brasil com S que agora se afirma para o mundo com o país da sustentabilidade, que tem responsabilidade climática e faz do turismo uma das principais ferramentas de transição para uma economia verde. É também o Brasil que valoriza a diversidade de sua cultura e de seu povo, e apresenta isso como seu principal atrativo. Esse é o Brasil que o mundo quer visitar, esse é o Brasil que está em nossa campanha”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Como parte da política ESG da Embratur, todo carbono emitido na produção e veiculação da campanha será compensado com a aquisição de créditos de carbono. Com responsabilidade ambiental, a campanha também evitou utilizar material impresso, sendo totalmente veiculada em mídias digitais e painéis de LED.
Público-alvo
Turbinar a vinda de turistas dos Estados Unidos ao Brasil é o principal objetivo. Para isso, de acordo com a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, a campanha busca atingir o viajante norte-americano, mas também as agências e operadoras de turismo.
“Essa é uma campanha que retoma parcerias da Embratur com operadores de viagem, com companhias aéreas e com os meios de comunicação que falam tanto com o turista final quanto com quem vende o Brasil”, disse Gil. “Vamos celebrar nossa retomada à USTOA, que é a associação norte-americana dos operadores de viagem, vamos celebrar a nossa chegada junto às companhias aéreas, e esperamos que tudo isso se converta em vendas, em turistas desembarcando nas nossas cidades”, afirmou.
Para Bruno Reis, gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur, a integração de ferramentas promocionais é estratégica para potencializar os resultados e, assim, incrementar o fluxo de turistas rumo ao Brasil. “A campanha atinge prioritariamente o público final, porém negociamos com operadores de turismo e companhias aéreas, que são nossas parceiras nesta campanha para aumentarmos a visibilidade do produto Brasil”, disse Reis.
O que tem na campanha
O carro-chefe da campanha da Embratur nos Estados Unidos é um filme de 30 segundos. Nele, aparecem as experiências turísticas encontradas no Brasil em diferentes cenários: praia, natureza e cidades. Outros quatro vídeos de 15 segundos retratam os principais segmentos turísticos ligados ao Brasil: cultura; gastronomia; sol e praia, e ecoturismo.
A campanha mostra 10 destinos turísticos do Brasil: Rio de Janeiro, Manaus, Salvador, Foz do Iguaçu, Fernando de Noronha, Belém, Chapada dos Veadeiros, Natal e Pipa, Pantanal e Fortaleza e Jericoacoara. A escolha foi feita após levantamento de dados e cruzamento de informações, como, por exemplo, os segmentos que mais atraem turistas dos EUA, os destinos já tradicionalmente procurados pelo público-alvo e com malha aérea disponível, considerando o menor tempo de deslocamento.
“Todo o conteúdo da campanha permeia por esses destinos. Cinco aparecem no filme principal e os outros cinco estão nos vídeos secundários, que serão veiculados em canais e veículos específicos”, explicou a coordenadora de marketing da Embratur, Veridiana Pinto.
O S na Times Square
Nesta segunda-feira (24), a campanha estreou em um dos principais painéis de LED na Times Square, uma das regiões mais famosas de Nova York. O vídeo de 15 segundos será exibido até o dia 6 de agosto. A divulgação da campanha da Embratur será feita em regiões estratégicas dos Estados Unidos, que possuem maior potencial de futuros viajantes para o Brasil. Os vídeos e cards serão exibidos nas redes sociais, como anúncio em portais de notícias, em companhias aéreas e em agências de viagens online.
A nova campanha publicitária da Embratur conta com a parceria do Sebrae. O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destaca que o turismo é um dos segmentos da economia que agrega dezenas de atividades, com alto potencial de geração de emprego, e que isso passa, necessariamente, pelos microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas. “Divulgar as experiências únicas que o Brasil oferece para os estrangeiros impacta em todos os setores produtivos e, consequentemente, os pequenos negócios, que representam cerca de 89% das empresas que atuam nessa área. Esse é mais um dos caminhos para reduzir as desigualdades sociais e aumentar a renda da nossa população. É o Brasil voltando para seu papel de protagonista no exterior”, ressalta.
Para turbinar o alcance, a Embratur fez também parcerias com o setor privado e com influenciadores: o Beautiful Destinations (@beautifuldestinations), perfil de viagens com quase 26 milhões de seguidores, fará uma ação especial no Rio de Janeiro entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.
A campanha da Embratur nos Estados Unidos ficará no ar até o dia 10 de agosto.
Por que os Estados Unidos?
Além de ser o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, os Estados Unidos é uma das grandes forças do turismo mundial. Os estadunidenses são os turistas que mais gastam no mundo com o turismo per capita – em 2022, o gasto médio foi de US$ 3.581 por pessoa. É também um público que costuma viajar por um período considerado alto: a duração média de cada viagem é de 17 dias.
Segundo relatório de 2019 do Ministério do Turismo, os principais segmentos procurados por eles são: sol e praia; natureza, ecoturismo ou aventura; e cultura. É tudo que o Brasil tem. Por isso, a campanha se volta para os estadunidenses, para que esses viajantes possam olhar para o Brasil e se sentir atraídos pelos nossos destinos turísticos.
Nos primeiros cinco meses de 2023, 271,1 mil turistas dos Estados Unidos desembarcaram no Brasil. Estima-se que, nesse ano, cerca de 113 milhões irão viajar para o exterior, segundo estimativas da GlobalData.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.