25/07/2023 – A Embratur participou, nesta segunda-feira (24), da primeira reunião de trabalho presencial com a USTOA, a principal associação de operadoras de turismo dos Estados Unidos, após o retorno da agência brasileira ao quadro de membros da entidade. No encontro, foi dado o pontapé inicial da reconexão da Embratur com o segundo maior mercado emissor de turistas para o Brasil.
Em Nova York, a diretora de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, se reuniu com a vice-presidente executiva da USTOA, Peggy M. Murphy, e com o conselho da associação, para discutir ações em conjunto que possam fazer com que mais viajantes estadunidenses conheçam o Brasil. Entre os temas tratados, estão a sustentabilidade e a inteligência de dados para o turismo.
“Entendemos que há uma sinergia de ações promocionais do Brasil no mercado estadunidense e também das ações que a própria associação faz A partir de agora, podemos unir tudo isso para aumentar ainda mais a promoção do turismo do Brasil nos Estados Unidos, por isso foi tão importante a retomada da Embratur para a USTOA”, disse Jaqueline Gil.
A USTOA foi fundada em 1972 e atualmente é representada por mais de 140 empresas e mais de 650 fornecedores que, juntos, vendem cerca de US$ 16 bilhões em viagens por ano. “Um grupo de operadores turísticos, principalmente da Califórnia, se reuniram formando a USTOA, que oferece uma assistência para o segmento, sendo uma forma de proteger o setor turístico”, explicou Peggy M. Murphy.
Como associado da USTOA, o Brasil tem acesso às maiores operadoras e agentes de viagens dos EUA, além da participação em eventos exclusivos, aumentando a visibilidade das ações de comercialização do Brasil.
Mercado estratégico
A aliança entre Embratur e USTOA vem acompanhada de um conjunto de ações estratégicas da Agência nos Estados Unidos. Neste mês, a Embratur iniciou a veiculação de uma campanha publicitária digital com enfoque no mercado estadunidense. Já aqui no Brasil, foi realizada uma press trip com cinco comunicadores norte-americanos para promover os destinos turísticos de Minas Gerais. A Embratur também esteve em duas feiras de turismo nos EUA e, ainda, estará presente em mais duas feiras no segundo semestre.
Os Estados Unidos ocupam o segundo lugar no ranking de países que mais enviam turistas estrangeiros ao Brasil, atrás somente da Argentina. Nos primeiros seis meses de 2023, mais de 326,7 mil estadunidenses visitaram o nosso país.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.