PRESS TRIP
Jornalistas de três países cumprem roteiro turístico na Bahia à convite da Embratur
Até o 31 de julho, em parceria com o Sebrae, Embratur promove os destinos turísticos de Salvador e Morro de São Paulo

27/07/2023 – Cultura, gastronomia, arquitetura, ecologia, muito sol e praia. Até a próxima segunda-feira (31), cinco jornalistas latinoamericanos – dois argentinos, um chileno e dois paraguaios – cumprem um roteiro de reconhecimento de parte dos destinos turísticos de Salvador e Morro de São Paulo. A atividade começou na terça-feira (25) e é realizada em parceria com o Sebrae, com o objetivo de consolidar o destinos brasileiros nestes mercados. A emissão de carbono desta press trip, do deslocamento aéreo e terrestre dos convidados à energia elétrica nos hotéis, será totalmente compensada.
Para estes roteiros foram convidados jornalistas especializados no setor de turismo que atuam nos veículos argentinos Jornal Comercio ey Justicia e revista Weekend; na Revista Enfoque, do Chile e da Rádio e TV Ñanduti, do Paraguai. Em Morro de São Paulo, o roteiro prevê que, além de saborear a comida baiana e aproveitar o visual praiano, o grupo irá visitar a comunidade Quilombola de Galeão, como parte da promoção do afroturismo da Bahia.
Já na capital soteropolitana, os jornalistas irão visitar, entre outros pontos, o Centro Histórico de Salvador, os museus do Carnaval e da Música, o Memorial de Santa Dulce e a Pedra de Xangô. Os profissionais de comunicação também irão conhecer restaurantes da tradicional comida típica baiana e fazer um passeio de escuna na Ilha dos Frades.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que, hoje, este é o tipo de produto turístico que tem maior apelo no turismo internacional. “São experiências únicas, que fazem o turista voltar para casa tendo aprendido muito sobre o outro e sobre si mesmo. Ter essa possibilidade de conexão com o diferente, e tipicamente local, é o que o turista hoje mais valoriza”, observou. “Esse é o turismo que nós queremos promover, que deixa um impacto positivo, gera emprego e renda, valoriza nossa cultura e mantém viva a nossa história ”, completou.
E o Brasil é bastante procurado por turistas da América Latina. Os argentinos, por exemplo, são os que mais visitam o país. Nos cinco primeiros meses de 2023 foram 1,232 milhão de turistas argentinos (41% do total) em terras brasileiras. No mesmo período, nos visitaram 197 mil chilenos (7% do total).
“O turismo brasileiro é um dos nichos com alto potencial para atrair turistas internacionais. Ao trabalharmos esses destinos com turistas de países que são grandes emissores de turistas para o Brasil, estamos ajudando os pequenos negócios locais a gerarem emprego e renda”, observa o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Compensação de carbono
Como parte da política ESG da Embratur, a Agência está compensando a emissão de carbono de press trips realizadas neste ano. Até o momento, três press trips já tiveram toda a emissão zerada: em Alagoas, no Distrito Federal e Goiás, e em Minas Gerais. No total, foram emitidos 27.466kg de gás carbônico, e compensados 29 mil kg de gás carbônico. A meta de longo prazo da Embratur é zerar completamente a emissão de gases de suas atividades.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias