ECOTURISMO

Embratur participa de Seminário Internacional de Ação Climática no Turismo, em Bonito (MS)

Durante o evento, foi lançado, com o apoio da Agência, o Guia Brasileiro de Ação Climática para Empresas e Destinos Turísticos
Divulgação/Embratur
A empresa Green Initiative lançou, com o apoio da Embratur e do Ministério do Turismo, o Guia Brasileiro de Ação Climática para Empresas e Destinos Turísticos

28/07/2023 – A Embratur, representada pelo gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Saulo Rodrigues, participou do Seminário Internacional de Ação Climática no Turismo, na quinta-feira (27), em Bonito (MS). O gerente, juntamente com o representante do Ministério do Turismo, Edson Barros; da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), Daniel Galvan; da Organização Mundial do Turismo, Virginia Fernandez-Trapa, e outros atores do setor debateram estratégias e ações para fomentar um turismo mais sustentável  no Mato Grosso do Sul e em todo o país. 

Durante o evento, a empresa Green Initiative lançou, com o apoio da Embratur e do Ministério do Turismo, o Guia Brasileiro de Ação Climática para Empresas e Destinos Turísticos. A empresa também certificou a cidade de Bonito como primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo. O Guia, atestado pelo gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Saulo Rodrigues, reúne informações para catalisar a ação climática no setor de turismo no Brasil.

“A importância da presença da Embratur no evento foi a de verificar a validade metodológica utilizada pela Green Iniciative nesse Guia de Ação Climática e, por meio dessa verificação, nós pudemos então constatar que se trata de um trabalho cientificamente bem fundamentado e conduzido com objetivos muito bem alinhados com as metas do Acordo de Paris e da Declaração de Glasgow, no sentido de descarbonizar a cadeia de valor do turismo” , pontuou.

Segundo o Guia, na prática, as empresas de turismo poderão impulsionar a inovação de produtos e serviços climaticamente inteligentes; implementar ações concretas para evitar e reduzir as emissões GEE, através de investimentos em eficiência energética, energia renovável e economia circular e trabalhar em incentivos para atrair e promover o investimento privado que procure um impacto positivo no clima e na biodiversidade. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, implantou novas diretrizes de sustentabilidade na Agência. Desde o início do ano, a Embratur atua com um novo planejamento estratégico que envolve um olhar mais atento em relação às boas práticas sustentáveis em todas as áreas da agência, como a estratégia ESG e a compensação de carbono de press trips realizadas neste ano. A meta de longo prazo da Agência é zerar a emissão de gases de suas atividades.

Certificações brasileiras
Além da certificação de Bonito (MS) como primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo, o Brasil recebeu outro reconhecimento internacional relacionado a ações climáticas no turismo. 

O atrativo turístico Estância Mimosa, localizado na cidade, recebeu a certificação de primeiro atrativo turístico “Climate Positive” do mundo. O título refere-se a quando o sistema considerado absorve mais do que o carbono emitido das atividades desenvolvidas. Ambas as certificações foram dadas pela empresa Green Initiative, acreditada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.