ECOTURISMO

Embratur participa de Seminário Internacional de Ação Climática no Turismo, em Bonito (MS)

Durante o evento, foi lançado, com o apoio da Agência, o Guia Brasileiro de Ação Climática para Empresas e Destinos Turísticos

Divulgação/Embratur
A empresa Green Initiative lançou, com o apoio da Embratur e do Ministério do Turismo, o Guia Brasileiro de Ação Climática para Empresas e Destinos Turísticos

28/07/2023 – A Embratur, representada pelo gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Saulo Rodrigues, participou do Seminário Internacional de Ação Climática no Turismo, na quinta-feira (27), em Bonito (MS). O gerente, juntamente com o representante do Ministério do Turismo, Edson Barros; da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), Daniel Galvan; da Organização Mundial do Turismo, Virginia Fernandez-Trapa, e outros atores do setor debateram estratégias e ações para fomentar um turismo mais sustentável  no Mato Grosso do Sul e em todo o país. 

Durante o evento, a empresa Green Initiative lançou, com o apoio da Embratur e do Ministério do Turismo, o Guia Brasileiro de Ação Climática para Empresas e Destinos Turísticos. A empresa também certificou a cidade de Bonito como primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo. O Guia, atestado pelo gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Saulo Rodrigues, reúne informações para catalisar a ação climática no setor de turismo no Brasil.

“A importância da presença da Embratur no evento foi a de verificar a validade metodológica utilizada pela Green Iniciative nesse Guia de Ação Climática e, por meio dessa verificação, nós pudemos então constatar que se trata de um trabalho cientificamente bem fundamentado e conduzido com objetivos muito bem alinhados com as metas do Acordo de Paris e da Declaração de Glasgow, no sentido de descarbonizar a cadeia de valor do turismo” , pontuou.

Segundo o Guia, na prática, as empresas de turismo poderão impulsionar a inovação de produtos e serviços climaticamente inteligentes; implementar ações concretas para evitar e reduzir as emissões GEE, através de investimentos em eficiência energética, energia renovável e economia circular e trabalhar em incentivos para atrair e promover o investimento privado que procure um impacto positivo no clima e na biodiversidade. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, implantou novas diretrizes de sustentabilidade na Agência. Desde o início do ano, a Embratur atua com um novo planejamento estratégico que envolve um olhar mais atento em relação às boas práticas sustentáveis em todas as áreas da agência, como a estratégia ESG e a compensação de carbono de press trips realizadas neste ano. A meta de longo prazo da Agência é zerar a emissão de gases de suas atividades.

Certificações brasileiras
Além da certificação de Bonito (MS) como primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo, o Brasil recebeu outro reconhecimento internacional relacionado a ações climáticas no turismo. 

O atrativo turístico Estância Mimosa, localizado na cidade, recebeu a certificação de primeiro atrativo turístico “Climate Positive” do mundo. O título refere-se a quando o sistema considerado absorve mais do que o carbono emitido das atividades desenvolvidas. Ambas as certificações foram dadas pela empresa Green Initiative, acreditada pela Organização das Nações Unidas (ONU).