ECOTURISMO
Embratur participa de Seminário Internacional de Ação Climática no Turismo, em Bonito (MS)
Durante o evento, foi lançado, com o apoio da Agência, o Guia Brasileiro de Ação Climática para Empresas e Destinos Turísticos

28/07/2023 – A Embratur, representada pelo gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Saulo Rodrigues, participou do Seminário Internacional de Ação Climática no Turismo, na quinta-feira (27), em Bonito (MS). O gerente, juntamente com o representante do Ministério do Turismo, Edson Barros; da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), Daniel Galvan; da Organização Mundial do Turismo, Virginia Fernandez-Trapa, e outros atores do setor debateram estratégias e ações para fomentar um turismo mais sustentável no Mato Grosso do Sul e em todo o país.
Durante o evento, a empresa Green Initiative lançou, com o apoio da Embratur e do Ministério do Turismo, o Guia Brasileiro de Ação Climática para Empresas e Destinos Turísticos. A empresa também certificou a cidade de Bonito como primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo. O Guia, atestado pelo gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Saulo Rodrigues, reúne informações para catalisar a ação climática no setor de turismo no Brasil.
“A importância da presença da Embratur no evento foi a de verificar a validade metodológica utilizada pela Green Iniciative nesse Guia de Ação Climática e, por meio dessa verificação, nós pudemos então constatar que se trata de um trabalho cientificamente bem fundamentado e conduzido com objetivos muito bem alinhados com as metas do Acordo de Paris e da Declaração de Glasgow, no sentido de descarbonizar a cadeia de valor do turismo” , pontuou.
Segundo o Guia, na prática, as empresas de turismo poderão impulsionar a inovação de produtos e serviços climaticamente inteligentes; implementar ações concretas para evitar e reduzir as emissões GEE, através de investimentos em eficiência energética, energia renovável e economia circular e trabalhar em incentivos para atrair e promover o investimento privado que procure um impacto positivo no clima e na biodiversidade.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, implantou novas diretrizes de sustentabilidade na Agência. Desde o início do ano, a Embratur atua com um novo planejamento estratégico que envolve um olhar mais atento em relação às boas práticas sustentáveis em todas as áreas da agência, como a estratégia ESG e a compensação de carbono de press trips realizadas neste ano. A meta de longo prazo da Agência é zerar a emissão de gases de suas atividades.
Certificações brasileiras
Além da certificação de Bonito (MS) como primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo, o Brasil recebeu outro reconhecimento internacional relacionado a ações climáticas no turismo.
O atrativo turístico Estância Mimosa, localizado na cidade, recebeu a certificação de primeiro atrativo turístico “Climate Positive” do mundo. O título refere-se a quando o sistema considerado absorve mais do que o carbono emitido das atividades desenvolvidas. Ambas as certificações foram dadas pela empresa Green Initiative, acreditada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias