CULTURA

“Queremos que o mundo conheça esse Brasil”, diz presidente da Embratur no festival Ópera da Serra da Capivara (PI)

Marcelo Freixo participou da abertura da 5ª edição do evento, que une arte, música e história em meio ao sertão nordestino 
Divulgação/Embratur
Ópera da Serra da Capivara é um festival que mistura arte, música e história e ainda impulsiona e fortalece o turismo no sertão nordestino

28/07/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, acompanhou presencialmente a visita de cinco jornalistas franceses ao Piauí, onde participam de uma press trip organizada pela Agência –  em parceria com o Sebrae – para conhecer as atrações turísticas do Parque Nacional da Serra da Capivara. Na noite desta quinta-feira (28), o grupo assistiu a abertura da Ópera da Serra da Capivara, festival que mistura arte, música e história para impulsionar e fortalecer o turismo no sertão nordestino. 

Uma das apresentações da noite foi a peça “Carmen do Sertão”, uma releitura da ópera francesa “Carmem”, do século XIX. O espetáculo aconteceu no Anfiteatro da Pedra Furada, um local que respira ancestralidade com suas pinturas e gravuras rupestres pré-históricas encravadas nas rochas.

“Quero dar parabéns ao Piauí por esse espetáculo extraordinário. A Ópera da Serra da Capivara é um dos espetáculos mais bonitos que já assisti, realizado com respeito e sustentabilidade. Certamente vou vir todos os anos”, disse Freixo, que saudou os governos locais e o Governo Federal, além do Sebrae, por apoiarem a realização do evento.

A abertura do festival também contou com um show do cantor Zeca Baleiro. O evento, que chega na sua 5ª edição segue até o dia 29 de julho, foi totalmente planejado para gerar o menor impacto possível no ambiente local.  “A gente precisa ovacionar essa responsabilidade ambiental. Viva a arte popular, viva a cultura e viva a sustentabilidade. É assim que a gente chama o mundo para conhecer o nosso Brasil, produzindo emprego e renda e sendo feliz”, afirmou o presidente da Embratur.

Promoção internacional
A press trip que está sendo realizada na região da Serra da Capivara busca consolidar os destinos do Nordeste brasileiro no mercado internacional, em especial na França. Antes do Piauí, o grupo também conheceu atrativos turísticos do Rio Grande do Norte.

“Queremos que o mundo conheça esse Brasil, por isso trouxemos cinco jornalistas franceses para fazer matérias e reforçar o convite para conhecer a Serra da Capivara. Essa promoção internacional é muito importante para ampliar o número de turistas estrangeiros no país”, disse Freixo.

O Parque Nacional da Serra da Capivara possui mais de mil sítios arqueológicos, que retratam o cotidiano dos primeiros humanos que viveram na região, atraindo milhares de turistas todos os anos. “A Serra da Capivara é reconhecida mundialmente, por isso temos que investir não só no espetáculo, mas em tudo que envolve o parque”, afirmou o governador do Piauí, Rafael Fonteles.

Nesta sexta-feira (28), o presidente Marcelo Freixo visitou a cidade de São Raimundo Nonato e o Parque Nacional. No roteiro, estão previstas ainda visitas na Fábrica de Cerâmica Serra da Capivara, no Museu da Natureza, no Sítio do Moco e no Boqueirão da Pedra Furada.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.