28/07/2023 – O Rio de Janeiro vai receber, em 2025, o ISO/TC 228 da International Organization for Standardization (ISO) focado nas atividades de turismo. O evento foi criado em 2005, com a participação ativa do Brasil, desde a primeira reunião, através do Comitê Brasileiro do Turismo (CB 54), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As datas do evento ainda não foram definidas.
O ISO/TC 228 é o comitê técnico da ISO que tem como objetivo desenvolver normas internacionais que garantam a qualidade, segurança e a sustentabilidade dos serviços turísticos. Atualmente, o grupo é liderado pela Espanha e composto por 105 países e dezenas de organizações de turismo. Desde então, já produziu 46 normas técnicas internacionais e está trabalhando em 17 novos documentos.
No evento, técnicos e especialistas de diversos países se juntam todos os anos em grupos de trabalho (GT) temáticos para discutir e definir melhores práticas para o turismo, como terminologia, serviços, destinos, equipamentos, infraestrutura, sustentabilidade, segurança e qualidade. Essas normas, quando aprovadas em consenso, podem ser usadas como padrão internacional para promoção do turismo por governos, pelo trade turístico e até pelos próprios turistas.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou a escolha do Brasil como sede do evento. “O ano de 2025 é importante para o Brasil, porque também é ano da COP-30. Isso mostra a importância da sustentabilidade para o país, já que vários temas que estão sendo tratados na ISO envolvem turismo sustentável e responsável”, explica Freixo.
“É muito interessante o Brasil participar dessas reuniões porque a gente entra em uma discussão conjunta com outros países, levando a inteligência e a opinião técnica do Brasil para os grupos de trabalho. Quando você participa, você tem uma interferência muito mais construtiva com a visão brasileira”, destaca o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo de Moura Persi é um dos representantes do Brasil no ISO/TC 228, à frente do GT de turismo de aventura.
O Brasil também coordena, desde 2016, o GT de Turismo Sustentável, com Alexandre Garrido. “A normalização internacional é uma atividade estratégica e impacta diretamente a competitividade das empresas e dos destinos turísticos, por isso é fundamental manter a participação e a liderança brasileira neste processo”, comentou Garrido.
No caso do turismo de aventura, por exemplo, já foram publicadas seis normas técnicas pela ISO – dessas, cinco foram baseadas em normas brasileiras e no tema turismo sustentável já foram publicadas 2 normas internacionais a partir de normas nacionais.
A iniciativa de trazer o evento ao Brasil foi da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através de um pedido da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com apoio da Embratur, do Ministério do Turismo, do Sebrae Nacional e da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.