SUSTENTABILIDADE

Equipe da Embratur participa de workshop sobre ESG

Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas apresentou conceitos e aplicabilidade da estratégia ESG e entregas de 2023

Divulgação/Embratur
Embratur convida palestrantes da ANTAQ e da Coca-Cola para falarem da importância teve a oportunidade de entender e conhecer mais de perto as ações da Estratégia ESG da Embratur, que estão sendo desenvolvidas pela Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas.

01/08/2023 – A equipe da Embratur teve a oportunidade de entender e conhecer mais de perto as ações da Estratégia ESG da Embratur, que estão sendo desenvolvidas pela Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas. No início do mês, a importância das políticas ESG no mundo corporativo foi apresentada e debatida sob a orientação da coordenadora de Sustentabilidade, Marina Barki, e do assessor da Gerência de Sustentabilidade, Paulo Albuquerque. O workshop contou ainda com a presença de duas palestrantes: a superintendente de ESG e Inovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Cristina Castro, e a Relações Governamentais da Coca-Cola Company, Elisa de Araújo. 

A estratégia ESG começou a ser implementada na Embratur no início do semestre. A sigla  significa Environmental (ambiental), Social e Governance (governança). Na prática, representa uma mudança de mentalidade sobre práticas sustentáveis relacionadas ao meio ambiente e ao ambiente de trabalho, impacto social e mudanças nas estruturas e práticas de governança corporativa da organização. O workshop rendeu muito mais do que uma breve apresentação do que significa ESG, como conta a coordenadora de Sustentabilidade, Marina Barki.

“Fizemos um workshop muito focado em ESG e fomos muito além, falamos da mudança de mentalidade que é a gente abraçar o conceito ESG e inserir em todas as nossas práticas no dia a dia do trabalho e nas nossas casas”, destacou. 

O assessor da Gerência de Sustentabilidade, Paulo Albuquerque, reforçou que, além de mudança de mentalidade, ESG trata-se sobre propósitos. “Estamos falando de mudança de mentalidade e sobre propósito. Como levamos esse propósito para as nossas atividades e como se relacionam com a ESG, que não é só sobre meio ambiente e sim sobre a parte social e governança e como aplicamos esses conceitos nas atividades finalísticas da Embratur. Tenho certeza que, com esse encontro, vamos cuidar mais da nossa marca Brasil com mais carinho e zelo como ela merece”, comentou.

No caminho certo
Uma das metas de longo prazo da Embratur na Estratégia ESG é zerar completamente a emissão de gases em suas atividades. Neste ano, a Agência já começou a compensação de carbono de parte de suas atividades, como press trips e participação em feiras.

Para a superintendente de ESG e Inovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Cristina Castro, a Embratur está se ressignificando. “Pensar turismo, pensar desenvolvimento econômico, pensar o país é olhar para a Embratur. E quando a Agência chama para falar sobre ESG , olhar para o meio ambiente, social e governança, significa que a Embratur está se ressignificando, se modernizando e olhando para o quanto isso desenvolve o nosso mercado, o nosso setor”, afirmou. 

Com a adoção de novas estratégias que adotem a ESG, a Relações Governamentais da Coca-Cola Company, Elisa de Araújo, espera firmar muitas parcerias com a Agência. 

“Foi muito bacana essa conversa com a Embratur e pensar que ESG é uma agenda que está relacionada aos nossos negócios, pensar que temos – Coca Cola e Embratur – muito a construirmos juntos como experiências de Brasil, experiências de momentos sendo sustentáveis, pensando em inclusão étnica, de gênero, pensando em sustentabilidade.Estou muito animada com tudo o que a gente vai colher dessa plantação que fizemos aqui”, comemorou. 

Impressões positivas
Os participantes do workshop já pensam em adotar as estratégias ESG no dia a dia. A estagiária da área de Planejamento Estratégico da Embratur, Larissa Mansur, irá adotar o que aprendeu na próxima entrega. 

“Eu achei uma experiência muito incrível, aprendi bastante, escutei bastante e dentro dessa escuta consegui captar bastantes insights para o planejamento estratégico 2024/2027 que estamos elaborando e uma das implementações dentro dos indicadores é aplicar a ESG nas nossas operações dentro da Embratur “, garantiu.  

Para a assessora da Gerência Jurídica da Agência, Joana D’Arc, a ESG ultrapassa o conceito de meio ambiente. “Esse tema é muito relevante e quero destacar as duas palestrantes que são muito experientes e trouxeram muita bagagem e conhecimento para os colaboradores. A ESG é muito mais do que a questão ambiental, é uma responsabilidade sócio-corporativa mundial”. 

A gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas também apresentou as ações já concluídas até a metade deste ano, como a realização do inventário de riscos da Embratur; a definição dos objetivos ESG e das metas e das entregas de cada objetivo; a definição das métricas de monitoramento ESG e alinhamento com os objetivos estratégicos do Plano de Ação; a instalação da obrigatoriedade do critério de sustentabilidade em obras realizadas na sede da Embratur e a substituição de plásticos de uso único por papel biodegradável em todas as atividades internas da Embratur.