PATRIMÔNIO

“Valorizar o patrimônio é um projeto de nação”, afirma presidente da Embratur em encontro sobre Cidades Históricas

Evento da Unesco em Paraty (RJ) segue até o dia 4 de agosto, com o objetivo de discutir o desenvolvimento do turismo nas cidades históricas brasileiras
Márcio Menasce/Embratur
“O maior patrimônio que a gente tem é referente a nossa história e às pessoas”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante abertura do 10ª Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da Unesco, em Paraty (RJ)

02/08/2023 – Em discurso no 10ª Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da Unesco na noite desta terça-feira (1º), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância das políticas de conservação do patrimônio para atrair turistas estrangeiros, mas também tratou de aspectos simbólicos dessas políticas para o desenvolvimento do país. O evento é realizado em Paraty (RJ) e vai até a sexta-feira (4) com agenda de debates sobre o desenvolvimento do turismo nas cidades históricas brasileiras e na valorização e promoção do patrimônio e da cultura locais. 

“O maior patrimônio que a gente tem é referente a nossa história e às pessoas”, afirmou o presidente da Embratur. “O turismo é emprego, o turismo é renda, o turismo é conservação do meio ambiente, é valorização da cultura e do trabalhador da cultura, e o respeito às populações tradicionais. É esse o turismo que a gente quer no Brasil. Que a gente possa valorizar o patrimônio, lembrando que isso nos dá um sentido de vida e de destino para um projeto de nação”, completou.

O turismo cultural movimenta viajantes no mundo todo e é um grande atrativo para estrangeiros no Brasil. Nosso país possui 23 cidades históricas, sítios e monumentos históricos reconhecidos pela Unesco como patrimônio mundial – a cidade de Paraty é a única da lista declarada patrimônio misto da humanidade (natural e cultural). O Brasil também tem 12 cidades com o selo de Cidades Criativas da Unesco. Durante o evento, Marcelo Freixo destacou como este patrimônio ganhou maior relevância na estratégia da Agência de promoção dos atrativos de nosso país no exterior. 

“Que este encontro possa ser de grande troca de experiências, para que a gente possa buscar recursos, investimento e cuidado para o patrimônio do Brasil. Valorizar o patrimônio é um projeto de nação. Na Embratur, a gente criou uma coordenação de afroturismo. Isso tem relação com Paraty, tem relação com o patrimônio, porque, mais do que combater o racismo com frases, a gente tem que combater o racismo gerando emprego, renda e tendo orgulho das nossas origens”, disse o presidente da Embratur. 

Durante a cerimônia, o prefeito de Paraty, Luciano Vidal, destacou que o evento projeta o município do litoral sul fluminense não só para outras partes do Brasil como também para o mercado internacional. “Paraty é uma cidade de importância desde o Brasil Império. Estamos voltando a essa história, que aqui mantivemos preservada, sendo reconhecida, em 2017, com o título misto de patrimônio cultural e natural”, detalhou Vidal.

A cerimônia de abertura do encontro contou ainda com a presença do secretário-geral da Fundação Roberto Martinho, João Alegria; a gerente do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo do BNDES, Patrícia Zendron; e a Oficial de Projeto do Setor de Cultura, Maria Virgínia Casado, representando a diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelocitch Noleto, além do secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca e de prefeitos de as todas as partes do Brasil.

Estrangeiros no Brasil
O turismo cultural representa cerca de 37% do total do setor do mundo, conforme a Organização Mundial do Turismo (OMT). E a cultura é o primeiro fator motivador para viagens, segundo dados do Global Report on Gastronomy Tourism. O prêmio “Travellers Choice”, da plataforma TripAdvisor, indicou a cidade do Rio de Janeiro (RJ) e a de São Paulo (SP) como as cidades escolhidas pelos turistas como um dos “Melhores destinos culturais” de 2023. 

Mais de 3,2 milhões de estrangeiros vieram ao Brasil nos primeiros seis meses de 2023. Nesse período, a entrada de divisas com o consumo do turista estrangeiro foi de mais de R$ 15,3 bilhões, valor 7,2% mais alto do que o registrado em 2019, na pré-pandemia.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.