ATRATIVO TURÍSTICO

I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia realiza capacitação para o setor do turismo

Evento acontece em Florianópolis (SC) até 5 de agosto e busca conectar a cadeia produtiva e divulgar as potencialidades da gastronomia para o turismo internacional
Divulgação/Embratur
A coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jaques, palestrou sobre as potencialidades da gastronomia brasileira como um atrativo para impulsionar o turismo internacional

04/08/2023 – A Embratur participa, em Florianópolis (SC), do I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia, evento que reúne profissionais do setor, do trade turístico e consumidores para promover uma troca de experiências sobre o tema. A coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, realizou uma palestra nesta quinta-feira (3) para falar sobre as potencialidades da gastronomia brasileira como um atrativo para impulsionar o turismo internacional. 

A gastronomia é a terceira principal motivadora de viagens do mundo e é uma importante ferramenta de atração de estrangeiros que viajam em busca de novos ingredientes, sabores e experiências relacionadas à comida. 

“A estratégia da Embratur dialoga tanto com os turistas que planejam suas viagens para conhecerem restaurantes premiados, quanto com os que viajam em busca de experiências gastronômicas acessíveis e comunitárias”, disse a coordenadora da Embratur. 

O encontro une as quatro cidades brasileiras que possuem o título da Unesco de Cidades Criativas da Gastronomia: Florianópolis (SC), Belém (PA), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG). O evento conta com reuniões técnicas, palestras, visitas a produtores locais e uma feira criativa com apresentações culturais e degustação de pratos típicos. O objetivo é conectar a cadeia produtiva, promover uma troca de experiências e gerar novos negócios, parcerias e cooperação entre as cidades. 

A Embratur promove o turismo gastronômico do Brasil no exterior. A gastronomia é um dos atrativos brasileiros em destaque na campanha publicitária da Agência que está sendo veiculada neste mês nos Estados Unidos. Além disso, há um trabalho de inserção da gastronomia nos roteiros de press trips e famtours, fazendo com que jornalistas e operadores de viagens estrangeiros conheçam a nossa culinária. A Embratur também atua na captação de eventos e festivais gastronômicos internacionais. 

“Entendemos que a gastronomia tem um papel fundamental na conservação da biodiversidade e na valorização do patrimônio agroalimentar brasileiro. Por isso, promovemos um turismo gastronômico consciente, que incentiva o respeito ao meio ambiente e valoriza as raízes do povo brasileiro”, afirmou Ana Paula. 

O I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia vai até o dia 5 de agosto e é promovido pelo Sistema Comércio de Santa Catarina, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Associação FloripAmanhã, Fecomércio MG, Fecomércio RJ e Fecomércio PA, e outras entidades.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.