VITRINE PARA O MUNDO

Reunião técnica debate desafios e projetos no setor do turismo para a COP-30, em Belém (PA)

Evento reuniu, neste domingo (6), a Embratur, o Ministério do Turismo, a Associação Comercial do Pará (ACP), além de outras autoridades e profissionais do setor turístico de Belém (PA)
Renato Vaz/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou de reunião técnica, com representantes do setor do turismo do Pará, para explicar as ações que a agência vem desenvolvendo para ampliar a promoção da cidade internacionalmente

06/08/2023 – Reunião técnica, realizada neste domingo (6), em Belém (PA), debateu os desafios e programas de incentivo ao turismo visando a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em 2025. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou do encontro acompanhado do ministro do Turismo, Celso Sabino, da presidenta da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabete Grunvald, além de outras autoridades, entidades empresariais e o trade turístico da capital paraense.

Desde o anúncio de Belém como a sede da COP 30, a cidade brasileira entrou no mapa mundial do debate sobre a Amazônia, tornando-se a porta de entrada amazônica para o mundo. Marcelo Freixo destacou que, atualmente, o município vive a experiência de uma cidade adequada a receber turistas em um novo modelo, onde o desenvolvimento sustentável passa a ser prioridade da região.

“Estamos vendo uma nova capital sendo construída – que é Belém -, uma capital climática, de um novo modelo de desenvolvimento, uma capital que pode ajudar a salvar esse país, porque se continuar neste (de aceleração da crise climática) caminho não tem muita alternativa. Há um novo projeto a ser construído, e recai sobre Belém uma responsabilidade muito grande, a de se pensar uma nova ideia de cidade para o mundo”, enfatizou o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.

Freixo ainda afirmou que um outro desafio a ser superado será o da conectividade.  “A Embratur tem trabalhado em negociação com as companhias aéreas para atrair novos voos internacionais com destino ao Brasil. O turismo internacional é um mercado importante, e temos que ampliar nossas rotas turísticas e nossos números de voos. O Brasil perde com a falta de conectividade, e Belém tambem”, enfatizou.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, concordou com o presidente da Agência, e informou que a intenção é ampliar o números de voos, em especial os internacionais, chegando direto na cidade. “É valioso esse debate para a explanação dos anseios dos trabalhadores, empresários e do trade do turismo em relação aos eventos internacionais que a cidade passará a receber. Inclusive, já fiz um pedido ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para que Belém tenha voos diretos durante a Conferência do Clima (COP-30), que ocorrerá na capital paraense em 2025”.

Para a presidente da Associação Comercial do Pará, Elizabeth Grunvald, a oportunidade de debater com os representantes do governo federal foi valiosa. “É de grande importância eles estarem aqui conversando com a gente, para ver que caminhos efetivos a gente pode empreender para ampliar e fortalecer os serviços prestados”, declarou.

Incentivos federais
Durante o evento, foram apresentados ainda os incentivos, ações e programas federais para o fortalecimento e desenvolvimento do turismo brasileiro. O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou durante a reunião que serão disponibilizados R$ 201 milhões em crédito para os empreendedores turísticos pelo Fundo Geral de Turismo (Fungetur).

Recurso que é destinado às empresas ligadas direta e indiretamente ao setor turístico, permitindo expansão das oportunidades de instalação de novos negócios, além da geração de emprego e renda no setor, que envolve cerca de 60 segmentos, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).  A partir dele, os  recursos, segundo o MTur, contemplam nove instituições financeiras credenciadas em todo país, dentre elas, a Cresol Baser, que atende estados como o Pará (PA), Amazonas (AM), Rondônia (RO).

“Quem tiver interesse em ampliar o seu restaurante, melhorar sua pousada, reformar o seu hotel, construir um novo estabelecimento, nós trouxemos aqui o Fungetur. É uma forma de ajudar a prepará-los para a COP 30”, explicou.

As instituições interessadas em acessar o recurso do fundo, operados atualmente por um total de 24 instituições financeiras, devem estar inscritos no Cadastur. O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos reúne os dados das pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico, sendo obrigatório para rede de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas e outras atividades. O registro permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.