DESENVOLVIMENTO
Pirenópolis (GO) e Macapá (AP) receberam a capacitação do Conexão Embratur
Parceria entre Embratur e Sebrae pretende qualificar empresas de turismo nos 27 estados do país; próximo workshop será em Corumbá (MS)

07/08/2023 – O município de Pirenópolis (GO) e a capital Macapá (AP) sediaram novas etapas do Workshop Conexão Embratur. O treinamento nas duas cidades é fruto de uma parceria com o Sebrae, e tem como objetivo dar orientações e explicar estratégias a empresários, lideranças e representantes do trade turístico a fim de melhorar a experiência dos turistas estrangeiros em destinos brasileiros.
Em Pirenópolis, um dos mais importantes destinos turísticos do estado goiano, o workshop, realizado no dia 2 de agosto, reuniu 35 participantes entre empresários, membros de entidades e agentes públicos ligados ao trade turístico. Além de representatividades do setor da cidade, estiveram presentes representantes de Caldas Novas, Goiás, Formosa, Alto Paraíso, Cocalzinho e Corumbá – destinos que também recebem muitos turistas nacionais e internacionais.
No evento, o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo de Moura Persi, apresentou estratégias que podem elevar o potencial turístico da cidade goiana e afirmou que o turista não quer apenas consumir, mas experimentar e vivenciar o que os destinos proporcionam. Além disso, Persi ressaltou que a gestão de dados, a partir da realidade local, são importantes na construção de um planejamento estratégico do destino.
“O turismo de experiências é fundamental para a imagem do destino. É oportunizar ao turista viver, sentir a cidade, conversar com os moradores e vivenciar o destino na sua integralidade. E mostrar isso requer planejamento, sobretudo no período que antecede a viagem, na hora que o turista pesquisa o destino no Google, lê as avaliações, sobretudo em relação à sustentabilidade. O viajante, principalmente o estrangeiro, tem a preocupação de causar o menor impacto possível no ambiente em que está visitando e acaba cobrando do empreendimento que ele contrata que ele tenha a mesma mentalidade”, completou.
A secretária de Turismo de Pirenópolis, Vanessa Leal, acredita que o workshop irá preparar, ainda mais, o estado para receber turistas estrangeiros.
“Esse tipo de capacitação da Embratur nos traz a oportunidade de nos prepararmos com dados, com números, com informações e principalmente, estender tudo isso ao nosso trade, porque entendemos que a preparação para o turismo internacional perpassa pelo poder executivo, pelos nossos empresários, por várias iniciativas e, principalmente, por essa nossa parceria com a Embratur. Com certeza, usaremos tudo o que aprendemos na nossa preparação para o mercado internacional”, finalizou.
Macapá
Simultaneamente ao workshop em Pirenópolis, a Conexão Embratur também esteve em Macapá, no dia 2 de agosto. Na capital do Amapá, a capacitação reuniu 120 operadores do turismo amapaenses, entre gestores estaduais e municipais, representantes das redes hoteleiras, agentes de viagens e guias turísticos.
Durante o encontro, a Embratur, o Sebrae, representantes do governo local e do trade do estado puderam debater temas como ações de promoção e competitividade internacional dos destinos do Amapá e do Brasil. O gerente de Informação e Inteligência de Dados da Agência, Mateus José, representou a Embratur no evento. Para ele, o principal atrativo turístico do estado e de toda região amazônica é a diversidade..
“O Amapá tem uma cultura rica, uma gastronomia intensa, paisagens incríveis. E, dentro do workshop, a ideia é exatamente colocar esse leque de potencialidades na vitrine internacional. No treinamento, conseguimos compartilhar com os empreendedores, profissionais e gestores quais são os elementos e tendências que podem tornar o destino mais atrativos e competitivos no cenário mundial”, reforçou.
Segundo a técnica da Secretaria de Turismo do Amapá , Lara Santos, com o workshop, os operadores do trade poderão investir nas novas oportunidades do setor.
“Trazer essas novas tendências para as lideranças do trade e para todos que trabalham com o turismo no Amapá é importante porque ajuda a disseminar o conhecimento e as atualizações dentro do setor, como as novas tecnologias, os dados e como os roteiros podem ser mais atrativos a partir dessas ferramentas”, afirmou.
Capacitação
Já foram cinco estados visitados pela Conexão Embratur: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Macapá e Goiás, respectivamente. A iniciativa pretende passar por todos os estados brasileiros ao longo deste ano. A ideia é oferecer uma capacitação qualificada abrangendo o trade de todo o país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo.
“Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micro, pequenas e médias empresas, e esse trabalho em parceria com o Sebrae é fundamental para garantir que esses serviços atendam bem o turista estrangeiro. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais, é um diálogo que ajuda a entender o perfil de nosso turista e nos permite investir para atendê-lo cada vez melhor”, reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também estará na caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
A cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, recebe nesta segunda-feira (7) equipe do Conexão Embratur.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias