09/08/2023 – “Poucas coisas me emocionam tanto como estar aqui”, disse Eduardo Sanovicz ao colocar os pés na sede da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, em Brasília (DF). Nesta quarta-feira (9), o ex-presidente da Embratur foi recebido pelo presidente Marcelo Freixo e foi agraciado com uma homenagem de toda a atual equipe da empresa.
Sanovicz esteve à frente da Embratur entre 2003 e 2006, na primeira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sob seu comando, a Embratur passou a fazer promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos brasileiros no exterior. O ex-presidente foi responsável pela criação do Plano Aquarela e da “Marca Brasil”, logomarca utilizada como Nation Brand entre 2005 e 2019 e que foi retomada agora, na nova gestão.
“O Brasil não tinha imagem nenhuma no exterior. Não havia investimento em campanhas, em participação em feiras, em captação de eventos, algo que nós começamos a fazer lá atrás, a partir da criação do Ministério do Turismo e da nova missão dada à Embratur”, disse Sanovicz.
Atual presidente executivo do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Sanovicz explicou como foi o processo de criação da “Marca Brasil” e relembrou as principais ações da Embratur na época em que foi presidente. “Marca turística é marca de promoção. E Brasil escreve com S. É a nossa identidade”, afirmou.
O presidente Marcelo Freixo destacou o legado de Sanovicz à frente da Embratur e o presenteou, em nome de toda a equipe da Agência, com um quadro com o desenho da Marca Brasil, construído e modelado em tiras de papel pela artesã Vanessa Oliveira, de Foz do Iguaçu (PR).
“Nós temos um compromisso de dar continuidade a esse legado. Muito do que temos hoje aqui na Embratur foi fruto do que o Sanovicz passou. Então, é justo, é emocionante e é bonito fazer essa homenagem. Nós somos muito gratos por tudo que ele fez por esse país”, disse Freixo.
O ex-presidente fez questão de direcionar uma mensagem para a atual equipe da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. “O que vocês estão fazendo aqui é reconstruir o maior patrimônio que a Embratur já teve: o time que faz essa roda girar. Parabéns por terem incorporado uma agenda mais plural e significativa, falando de sustentabilidade, de afroturismo e outros temas novos incorporados para enriquecer ainda mais o turismo brasileiro”, agradeceu Sanovicz.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.