09/08/2023 – “Poucas coisas me emocionam tanto como estar aqui”, disse Eduardo Sanovicz ao colocar os pés na sede da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, em Brasília (DF). Nesta quarta-feira (9), o ex-presidente da Embratur foi recebido pelo presidente Marcelo Freixo e foi agraciado com uma homenagem de toda a atual equipe da empresa.
Sanovicz esteve à frente da Embratur entre 2003 e 2006, na primeira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sob seu comando, a Embratur passou a fazer promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos brasileiros no exterior. O ex-presidente foi responsável pela criação do Plano Aquarela e da “Marca Brasil”, logomarca utilizada como Nation Brand entre 2005 e 2019 e que foi retomada agora, na nova gestão.
“O Brasil não tinha imagem nenhuma no exterior. Não havia investimento em campanhas, em participação em feiras, em captação de eventos, algo que nós começamos a fazer lá atrás, a partir da criação do Ministério do Turismo e da nova missão dada à Embratur”, disse Sanovicz.
Atual presidente executivo do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Sanovicz explicou como foi o processo de criação da “Marca Brasil” e relembrou as principais ações da Embratur na época em que foi presidente. “Marca turística é marca de promoção. E Brasil escreve com S. É a nossa identidade”, afirmou.
O presidente Marcelo Freixo destacou o legado de Sanovicz à frente da Embratur e o presenteou, em nome de toda a equipe da Agência, com um quadro com o desenho da Marca Brasil, construído e modelado em tiras de papel pela artesã Vanessa Oliveira, de Foz do Iguaçu (PR).
“Nós temos um compromisso de dar continuidade a esse legado. Muito do que temos hoje aqui na Embratur foi fruto do que o Sanovicz passou. Então, é justo, é emocionante e é bonito fazer essa homenagem. Nós somos muito gratos por tudo que ele fez por esse país”, disse Freixo.
O ex-presidente fez questão de direcionar uma mensagem para a atual equipe da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. “O que vocês estão fazendo aqui é reconstruir o maior patrimônio que a Embratur já teve: o time que faz essa roda girar. Parabéns por terem incorporado uma agenda mais plural e significativa, falando de sustentabilidade, de afroturismo e outros temas novos incorporados para enriquecer ainda mais o turismo brasileiro”, agradeceu Sanovicz.