CONECTIVIDADE

Turistas do Brasil e do Japão terão isenção de visto a partir de setembro

Com a medida, viajantes brasileiros e japoneses poderão visitar o Japão e o Brasil sem necessidade de obtenção de visto. A medida passará a valer a partir do dia 30 de setembro de 2023

Ricardo Stuckert/PR
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Encontro com o Primeiro-Ministro do Japão, Fumio Kishida, em Hiroshima, no Japão, em maio deste ano, durante a Cúpula do G7 (20/05/2023)

09/08/2023 – A partir de setembro, turistas japoneses poderão visitar o Brasil sem a obrigatoriedade da emissão de visto. O mesmo valerá para os brasileiros que planejam ir ao Japão. O anúncio da isenção de visto entre Brasil e Japão foi feito nesta quarta-feira (9) após um acordo entre os governos dos dois países. 

A anunciada isenção vale para brasileiros e japoneses portadores de passaporte comum que viajem por um período de até 90 dias. A medida passará a valer a partir do dia 30 de setembro de 2023 e terá validade inicial de três anos. O entendimento acontece após encontro entre o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Japão, em maio deste ano, durante a Cúpula do G7, na cidade japonesa de Hiroshima.

A isenção do visto vai contribuir para o aprofundamento nas relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil, principalmente nas áreas do comércio bilateral, combate às mudanças do clima, educação e integração entre as comunidades.

Além disso, a medida impactará diretamente na ampliação do turismo internacional, contribuindo para a entrada de japoneses que queiram conhecer e visitar o Brasil.

“Recebemos a notícia com muita alegria e satisfação. A isenção de visto entre Brasil e Japão sem dúvidas facilita a vida dos turistas japoneses que vêm nos visitar”, comemorou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Ele destaca as ações da agência para estimular o fluxo de turistas japoneses para o Brasil. “A Embratur vai ao Japão em setembro participar de um grande evento com os profissionais de turismo de aventura. Nós também já nos reunimos com o embaixador japonês no Brasil, e estamos trabalhando juntos em ações de promoção dos nossos destinos lá e cá”, detalhou Freixo.