10/08/2023 – Faltam poucos dias para começar a 31ª edição do maior rally das Américas. Neste ano, o Rally dos Sertões, que tem o apoio da Embratur, acontece entre os dias 11 e 19 de agosto. Para ampliar ainda mais a chegada de visitantes estrangeiros, a Agência promoverá uma press trip com jornalistas da principal agência de notícias em língua espanhola, a EFE, que irão viver a experiência da competição de perto.
Os profissionais de comunicação irão acompanhar, de dentro de um dos veículos de apoio do evento, parte do trajeto dos competidores e competidoras, que se dividem entre veículos 4×4, quadriciclos, UTVs e motos, e atravessarão três estados do Nordeste do Brasil: Pernambuco (PE), Bahia (BA) e Ceará (CE).
Nas oito etapas do Rally dos Sertões deste ano, os pilotos e navegadores irão passar pelas cidades de Petrolina (PE), nas etapas 1, 2, 3 e 5; Xique-Xique (BA), na 4ª etapa; Crato (CE), na etapa 6; Sobral (CE), na 7ª etapa; Cruz, na etapa 8 e Preá (CE), na 9ª e última etapa da competição.
Em cada ano, o Rally dos Sertões tem uma temática e, em 2023, o “Nosso Palco é o Brasil“ representa a população brasileira e as cidades anfitriãs. Para o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, promover uma press trip em um evento com tradição mundial é fortalecer o turismo brasileiro.
“Além de ser referência no circuito de rali nacional e internacional, este evento fortalecerá ainda mais a Marca Brasil e mostrará novos destinos de turismo de aventura no Brasil para o mundo”, ressaltou.
Principais novidades para 2023
No percurso deste ano, os competidores irão correr 3.800 Km, em nove dias, apenas na região Nordeste. Três das oito etapas terão Petrolina (PE) como ponto de partida e chegada formando um “laço”. A mudança, segundo os organizadores, é uma forma de reduzir as distâncias percorridas pelas equipes de apoio, sem comprometer o nível técnico da competição.
Em 2023, o Sertões adotou uma planilha eletrônica para os competidores nos carros e UTVs (opcional), que substitui o formato tradicional, de papel. A iniciativa está alinhada com as principais provas de rally cross-country internacionais e também com os princípios de sustentabilidade já adotados pela Embratur, no sentido de redução do potencial impacto negativo no meio ambiente natural.
Atividades paralelas
Além da competição em si, o evento reúne outras atividades. Uma delas é a ação do Grupo Saúde e Alegria nos Sertões (SAS), que irá viajar em carretas adaptadas para realizar consultas e exames nas cidades do percurso.
Já na parte cultural, será realizado um concurso de redação e arte para os alunos das escolas locais, e um concurso de gastronomia – “Sabores do Sertões” – com os chefes de cozinha nordestinos. “A premissa do ecoturismo e do turismo de aventura é de promover experiências que valorizam e respeitam as comunidades locais, sua cultura e a biodiversidade das regiões visitadas. O Rally dos Sertões tem esse comprometimento“, destaca Persi.
Serviço:
Rally dos Sertões
12/08 (sábado) – Início das provas em Petrolina (PE)
15/08 (terça) – os competidores chegarão a Xique-Xique (BA)
16/08 (quarta) – retorno a Petrolina (PE)
17/08 (quinta) – chegada em Crato (CE)
18/08 (sexta) – ida para Sobral (CE)
19/08 (sábado) – chegada, a partir das 8h30, ao final do percurso em Preá (CE)
19/08 Encerramento às 18h
Confira o mapa do roteiro do Rally dos Sertões 2023:
Fonte: www.sertoes.com
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.