INTEGRAÇÃO CULTURAL

Embratur apresenta workshops sobre gastronomia, sustentabilidade e planejamento estratégico na 8ª Edição do Fronte(i)ra

Evento, que teve integração entre Brasil e Uruguai, oportunizou o fortalecimento do setor do turismo entre os dois países

Divulgação
Embratur participou, no início do mês de agosto, da 8ª edição do Festival Binacional de Enogastronomia, que aconteceu na fronteira de Sant'Ana do Livramento (RS) e Rivera, no Uruguai

10/08/2023- A Embratur participou, no início do mês de agosto, da 8ª edição do Festival Binacional de Enogastronomia, que aconteceu na fronteira de Sant’Ana do Livramento (RS) e Rivera, no Uruguai. O evento oportunizou a integração cultural e gastronômica entre os dois países. Representantes da agência compuseram a mesa de dois painéis: “Gastronomia e Planejamento Estratégico” e “Turismo Estratégico”.

O assessor executivo da Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Arthur Bregunci, apresentou, no dia 4 de agosto, as ações que estão sendo realizadas na Agência. Segundo Bregunci, compartilhar estratégias de planejamento por meio de experiências foi um dos pontos importantes da participação da Embratur no 8º Fronte(i)ra.

“Nossa participação no evento reforçou a importância do trabalho dos produtores locais, empreendedores e representantes do turismo nacional e do Uruguai. Durante o festival, foi possível conhecer o vinho, os queijos, a variedade de azeites premiados e o potencial da região. A importância de poder falar sobre a estratégia da gastronomia por meio das experiências que podem ser vivenciadas in loco, como o pisar as uvas, a vindima, que é o período entre a colheita das uvas e o início da produção do vinho é sensacional. Além disso, pudemos pensar na construção de um planejamento estratégico em conjunto com o Ministério do Turismo do Uruguai”, revelou.

O segundo painel com participação da Embratur abordou soluções estratégicas em turismo e sustentabilidade. O assessor da Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Paulo Albuquerque, apresentou a gerência, criada nesta gestão, e soluções sustentáveis para o turismo.

“Falamos muito sobre como estamos enxergando a sustentabilidade na Embratur, sobretudo a partir da criação da gerência, e no mundo. Pudemos apresentar um histórico sobre sustentabilidade desde a Rio 92, os principais acordos e como esses conceitos fazem uma intersecção natural com o turismo”, contou.

Segundo Paulo Albuquerque, as ações estratégicas da Embratur têm uma sinergia com as já desenvolvidas no Uruguai. “Estamos nós e o Ministério do Turismo do Uruguai com a mesma sinergia no que se refere à sustentabilidade. Eles estão lançando um Selo Verde, um certificado ambiental. Por aqui caminhamos com o mesmo desafio prático”, ressaltou.

A 8ª Edição do Fronte(i)ra proporcionou a ampliação da visibilidade do Brasil através de novas parcerias estratégicas nos segmentos de turismo cultural e enoturismo, por meio das entidades e empresas relacionadas à enogastronomia, como vinícolas, produtores de alimentos e associações culinárias na intenção de fomentar o turismo internacional ao país.