TRADIÇÃO

Municípios de Goiás querem promover turismo religioso e cultural no exterior

Prefeito de Trindade e secretária de Turismo da Cidade de Goiás foram recebidos pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo 
Renato Vaz/Embratur
O prefeito de Trindade (GO), Marden Junior, e a secretária de Turismo da Cidade de Goiás, Suzana Magalhães, apresentaram as atrações turísticas dos municípios ao presidente da Embratur, Marcelo Freixo

14/08/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu, nesta segunda-feira (14), com o prefeito de Trindade, Marden Junior, e com a secretária de Turismo da Cidade de Goiás, Suzana Magalhães, em Brasília (DF). Na pauta, o turismo cultural e religioso presentes nos dois municípios goianos e como promover os atrativos turísticos da região no exterior. 

“O turismo religioso tem um apelo internacional muito forte. E é de interesse do presidente Lula e da Embratur entrar nessa campanha para impulsionar o segmento no Brasil”, disse Freixo.  

O prefeito de Trindade destacou a Festa do Divino Pai Eterno, que acontece todos os anos nos meses de junho e julho e que atrai milhares de turistas e fiéis para a cidade. A festa é considerada o segundo maior evento religioso do Brasil. 

“Viemos aqui apresentar uma Trindade que recebe três milhões e meio de pessoas em apenas 10 dias, todos os anos. Além disso, também estamos consolidando um turismo contínuo na cidade, inclusive de estrangeiros”, disse Marden. 

A secretária da Cidade de Goiás ainda destacou que a região possui experiências culturais que poderiam ser impulsionadas no exterior, como o Caminho de Cora Coralina. “Temos que mostrar o Brasil cultural, o Brasil do patrimônio mundial, como é o caso da Cidade de Goiás, e que esse Brasil seja divulgado como destino internacional”, disse Suzana. 

Para o presidente Marcelo Freixo, é possível mapear os principais países emissores de turistas que, ao viajar, procuram destinos ligados à cultura e às religiões. 

“Temos uma Gerência de Inteligência de Dados justamente para qualificar melhor a informação dos turistas que visitam o Brasil. Existem mercados emissores que são compatíveis com determinados destinos e experiências turísticas, e isso pode ser aplicado ao turismo religioso e ao cultural. Podemos, sim, trabalharmos juntos”, afirmou Freixo.

A agenda também contou com a presença de Elias Vaz, atual secretário de Assuntos Legislativos no Ministério da Justiça.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.