15/08/2023 – A Embratur recebeu convite para atuar na capacitação dos secretários municipais de Turismo de todo o país. A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência, Jaqueline Gil, recebeu, na tarde desta terça-feira (15), o presidente da Associação Nacional dos Secretários e Diretores Municipais de Turismo (Anseditur), Alexandre Pereira, que apresentou o projeto de qualificação que envolve a Embratur.
Pereira explicou que a capacitação seguirá o formato de MBA, com previsão de início em 2024. Com duração de oito meses, a ideia do curso é que seja realizado de forma itinerante.
“Queremos que essa qualificação seja feita em vários destinos referência no país, como destino de natureza, de gastronomia, de ecoturismo. Estamos programando também visitas técnicas com os atores do turismo nos municípios e estados para entender o plano turístico de cada cidade. E queremos a Embratur como parceira institucional e produtora de conteúdo”, ressaltou.
Jaqueline Gil afirmou que a iniciativa é uma forma de fortalecer o turismo dentro e fora do país. “A formação de qualidade desses atores do turismo, certamente, melhora a experiência dos turistas nos nossos destinos. É uma forma de fortalecer o turismo por meio do empreendendorismo”, apontou a diretora da Embratur.
O presidente da Andisetur informou ainda que está trabalhando para que ocorra a realização de uma Conferência Nacional do Turismo. A iniciativa, segundo Alexandre Pereira, “é uma forma de unir ainda mais o Brasil pelos destinos turísticos e dar um único norte no planejamento do turismo brasileiro”.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.