PESQUISA

Embratur participa da inauguração da planta piloto de hidrogênio verde da UFRJ

Projeto é uma parceria da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, já que o hidrogênio verde é considerado o combustível do futuro
Divulgação/COPPE UFRJ
O hidrogênio verde é a principal alternativa tecnológica com potencial para descarbonizar o setor de transporte, o que irá reduzir o impacto das viagens internacionais, principalmente as de longa distância

14/08/2023 – A Embratur participou da inauguração de uma planta piloto de produção e aplicabilidade de hidrogênio verde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O elemento químico é gerado a partir da eletrólise da água, que é a decomposição química do hidrogênio e o oxigênio, com uso de energia elétrica gerada por placas solares, portanto renovável e limpa, sem emissões de gás carbônico (CO2).

O hidrogênio verde é considerado o combustível do futuro, e será utilizado tanto para uso industrial, como em veículos automotores e aeronaves da aviação civil. De acordo com a coordenadora do Laboratório de Transporte Sustentável (LabTS) da URJ e do projeto, Andréa Santos, a produção do hidrogênio verde nessa planta da UFRJ servirá para uso em processos industriais, em bicicletas movidas a H2 e em pilhas a combustível de óxido sólido.

“Teremos no campus da universidade quatro bicicletas híbridas elétrico/hidrogênio. Elas têm 150 km de autonomia e um cilindro de combustível com capacidade para dois litros de hidrogênio, que pode ser recarregado em apenas dois minutos. Buscamos demonstrar a viabilidade técnica desse equipamento que tem potencial para revolucionar a micromobilidade urbana, colaborando com a transição energética, e apoiando a nova economia do hidrogênio”, explicou Andréa Santos.

A inauguração da planta piloto de hidrogênio verde é uma parceria entre a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH), e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e impulsionará o desenvolvimento da pesquisa de ponta e inovação em hidrogênio verde.

Turismo
Para o gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, o hidrogênio verde também é aliado do turismo. “O hidrogênio verde, sendo o hidrogênio produzido a partir de fontes renováveis de energia, como solar e eólica, constitui a principal alternativa tecnológica com potencial para descarbonizar o setor de transporte, do qual o turismo depende. Assim, será possível reduzir o impacto das viagens internacionais, principalmente as de longa distância, sobre o sistema climático da Terra”, explica Rodrigues.

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo já atua na política de compensação de carbono em suas atividades, como nas press trips, campanhas e participação de feiras. A meta a longo prazo da Embratur é zerar completamente a emissão de gases de suas ações. 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.