PARCERIA

Apex-Brasil apresenta boas práticas de planejamento estratégicos para equipe da Embratur

Agências são parceiras na promoção do turismo no exterior e apostam na construção coletiva  no plano de ações para o próximo quadriênio
Willian Meira / Embratur
Apex-Brasil compartilha com a equipe da Embratur as boas práticas adotadas no desenvolvimento de seu plano estratégico para o quadriênio 2023-2027

16/08/2023 – A Apex-Brasil compartilhou com os colaboradores da Embratur, nesta quarta-feira (16), as boas práticas adotadas no desenvolvimento de seu plano estratégico para o quadriênio 2023-2027. Na ocasião, a Gerência de Planejamento Estratégico da Embratur detalhou os novos mecanismos de monitoramento e controle das metas da Agência para este período. 

O plano de ação da Embratur foi pensado a partir de três pilares: as contribuições feitas ao Plano Plurianual (PPA), no Plano Nacional do Turismo e  a partir do Contrato de Gestão firmado junto ao Executivo.  Entre os objetivos estratégicos estão a contribuição para o aumento do fluxo turístico internacional para o Brasil, fomentando a ampliação do número de turistas estrangeiros no país, e a contribuição para a geração de receita, emprego e renda no Brasil advindo do aumento da entrada dos turistas estrangeiros no país. 

Além desses objetivos, a Gerência de Planejamento Estratégico da Embratur irá implementar o programa Piloto de Transformação e lançar o aplicativo Planejamento Estratégico – ambas as iniciativas são também contribuições no Plano de Ação da Agência. 

“O Piloto de Transformação é um programa que terá um ponto focal em cada área da Embratur. Ele levará, à equipe de planejamento, as análises e contribuições de sua equipe para construirmos um plano de ação estratégico mais coletivo. Outra iniciativa é o app Panejamento Estratégico, que  permitirá que a equipe de gestão tenha visão em tempo real das ações”, explicou o coordenador de Planejamento, Alisson Andrade. 

A ApexBrasil também está investindo na construção do planejamento estratégico 2024-2027. A gerente de Gestão Estratégica da Apex, Camila Takayanagi, explicou que o plano de ação da Agência tem quatro pilares que preservam a coletividade. 

“Trabalhamos com quatro estruturas importantes:  o Coletivo; o Iterativo, que é o processo de repetição e assimilação das metas; o Incremental, que são os ajustes na estrutura e Integrado. O planejamento tem que ter engajamento de todos e todas , as pessoas têm que se reconhecer e participar coletivamente. Tem que fazer sentido e ser integrado”, pontuou Takayanagi. 

A diretora de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, reforçou que a construção coletiva é um caminho assertivo na constituição do plano de ações da Agência. 

“A contribuição de todos, de quem faz a Embratur, essa construção coletiva é o caminho certo para um planejamento estratégico mais assertivo na promoção do Brasil no exterior. Estamos apostando nesse caminho das reflexões e das trocas”, concluiu. 

As duas agências já têm uma parceria na promoção do turismo e negócios brasileiros no exterior.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.