INOVAÇÃO

Conecta IGU: Embratur divulga as 15 selecionadas que participarão da pré-aceleração

Startups escolhidas irão receber orientação especializada e acompanhamento; próxima etapa será o Pitch Day 
Divulgação/Embratur
Agora, na tapa de pré-aceleração, as startups selecionadas receberão orientação especializada, suporte e acompanhamento para desenvolver um pitch

18/08/2023 – A Embratur selecionou, nesta sexta-feira (18), as 15 startups que participarão da pré-aceleração do Conecta IGU – programa de inovação voltado ao setor do Turismo. São elas: Aimiris Solutions (PE), FériaZ (SP), Flypee (DF), Global Tecnologia (SP), Indulge Me (DF), Interact Place (MG), Moddev (ES),  Pix Force Tecnologia LTDA (RS) , Produto Final (MG), Rotas Inteligentes (AL) , Sirros IoT (RS),  Smart Tour Brasil (SC), SPRINT Dados (DF), Square City (DF) e YOUVISA (SP).  Com a iniciativa, a Embratur pretende impulsionar projetos de startups que apresentem soluções, com uso de tecnologia e da inovação, para os desafios do setor turístico no Brasil.

O processo de seleção está dividido em três etapas. Na primeira, a Embratur homologou e avaliou as propostas das empresas. Nesta segunda e atual etapa de pré-aceleração, as startups selecionadas receberão orientação especializada, suporte e acompanhamento para desenvolver um pitch – onde farão uma apresentação breve e direta sobre suas propostas. 

Segundo o Gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, é na segunda etapa que as empresas irão detalhar melhor as propostas.  “Nesta fase, ainda serão promovidos seis encontros para abordar questões como desenvolvimento e validação da proposta de valor e do modelo de negócios; avaliação da potencial necessidade de equipe adicional para execução do projeto; mapeamento dos pontos fortes e fracos, gargalos e conexões necessárias; estabelecimento de metas de médio e longo prazo; modelagem financeira e necessidade de investimentos”, detalhou. 

Na terceira e última fase, no Pitch Day, a Embratur selecionará até cinco empresas para elaboração das provas de conceito. As startups selecionadas terão incentivos como: acesso a infraestrutura, apoio e mentoria técnica de especialistas do PTI-BR e da Embratur; networking e conexões com parceiros das instituições envolvidas; acesso à incubadora do PTI-BR; acesso ao Smart CTI (sandbox), para testes e validações de tecnologias do setor em ambiente real, entre outros

Conecta IGU
Fruto de uma parceria da Embratur com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o programa quer simplificar e agilizar, por exemplo, o processo de emissão de vistos para facilitar a visitação de estrangeiros ao Brasil. Além disso, irá criar indicadores sobre o fluxo de turistas, permitindo a compreensão do comportamento dos visitantes e a identificação de oportunidades de crescimento para o segmento.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explica que o Conecta IGU irá ajudar a entender quem são os turistas estrangeiros que visitam o Brasil. “A partir desta iniciativa, queremos entender quem são os nossos turistas, o que eles pensam, o que desejam encontrar nas nossas cidades e, principalmente, o que consideram em suas tomadas de decisão na escolha do destino de suas férias. Ou seja, é a inteligência de informação para gerar melhores investimentos no setor”, explica Freixo. Além disso, segundo ele, a Embratur pretende facilitar a emissão dos vistos para que mais turistas possam vir para o Brasil. 

O lançamento do Conecta IGU aconteceu no início de junho, em Foz do Iguaçu (PR), como parte das ações do EmbraturLab –  laboratório de inovação do turismo da Embratur. Startups que tenham projetos capazes de oferecer solução exequível, viável econômica e tecnologicamente para, pelo menos, um dos eixos estabelecidos, podem participar do Conecta IGU.

No total, serão investidos R$ 350 mil nos seis meses da etapa de desenvolvimento da PoC (Proof of Concept), ou prova de conceito, o teste na prática de soluções apresentadas por até cinco startups selecionadas, além de uma série de benefícios oferecidos conforme consta no edital.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.