POTENCIAL TURÍSTICO

Presidente da Embratur visita Ceará e destaca diversidade de atrativos turísticos no estado

Em visita ao estado cearense, Marcelo Freixo, reforçou que o Ceará está inserido na vitrine do turismo internacional
André Martins/Embratur
Além da visita de pontos turísticos importantes da capital Fortaleza, Freixo visitou os municípios de Ubajara, Preá e Cumbuco

18/08/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esteve no Ceará, nesta semana, nos dias 17 e 18 de agosto, para reafirmar parcerias de promoção e fortalecimento do turismo do estado e município. Além da visita de pontos turísticos importantes da capital Fortaleza, Freixo visitou os municípios de Ubajara, Preá e Cumbuco. 

Ele também se reuniu com o governador do Ceará, Elmano de Freitas; com o prefeito de Fortaleza, José Santo; com o secretário municipal de Turismo, Alexandre Pereira;  representantes do trade turístico cearense e com o diretório regional do Partido dos Trabalhadores (PT/CE). 

Após conversas com o trade, prefeitura, governos e órgãos públicos e privados, o presidente da Embratur afirmou que o Ceará está pronto para o turismo internacional. 

“Vimos todo o potencial do Kitesurf, esta relação com o esporte e a recepção de um turismo estrangeiro muito forte. É incrível a experiência da visita na gruta, do bondinho, de um parque extraordinário coordenado pelo ICMBio. Então, fica comprovado que o Ceará não é só turismo de sol e praia, o Ceará é um lugar muito importante para que a gente possa divulgar nesse coração do Nordeste. Tenho certeza que a gente pode, cada vez mais, trazer turistas estrangeiros gerando emprego e renda para o estado. O Ceará está, definitivamente, inserido na prateleira do turismo internacional”, apontou. 

Marcelo Freixo ressaltou, ainda, que o Ceará tem um grande potencial voltado ao turismo de experiências – grande atrativo para os turistas estrangeiros. “Entendi a diversidade do estado, e a Embratur quer ser parceira das iniciativas que já existem no Ceará e fazer com que o turismo continue proporcionando desenvolvimento socioeconômico. A gente sabe que os turistas internacionais buscam muito o turismo de experiência, a gastronomia, a cultura, e o Ceará, como um todo, junto com a capital Fortaleza são muito fortes nisso. O nosso objetivo é pensar como a gente conseguirá manter os turistas por mais tempo nesses destinos”, revelou. 

O presidente da Embratur visitou ainda, nesta sexta-feira (18), o Centro de Eventos do Ceará acompanhado das secretárias de Turismo, Yrwana Albuquerque; de Cultura, Luísa Cela, e de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire. “Temos nessa região uma procura muito grande de turistas internacionais. Mas podemos ir além, por isso tivemos com o presidente da Embratur visitando a região para planejar ações que venham impulsionar os números de visitantes”, ressaltou Yrwana Albuquerque.

Segundo o presidente da Embratur, o turismo é a grande atividade econômica do século XXI e, hoje, já responde a 8% do PIB brasileiro. No estado, a Embratur promove uma press trip na 31ª edição do Rally dos Sertões, que, este ano, tem como mote “Nosso palco é o Brasil”.  Nas oito etapas do Rally dos Sertões de 2023, que seguirá até o dia 19 de agosto, os pilotos e navegadores passam pelas cidades de Petrolina (PE),  Xique-Xique (BA), Crato (CE), Sobral (CE), Cruz (CE) e Preá (CE), na última etapa da competição.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.