23/08/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu, para um café da manhã, os embaixadores do Irã, Azerbaijão e Sri Lanka no Brasil. Durante o encontro, Freixo detalhou as ações desenvolvidas pela Agência para promover os destinos turísticos brasileiros internacionalmente, ampliar a conectividade entre os países e ainda apresentou os eventos que irão atrair estrangeiros para o nosso país, como a Reunião de Cúpula do G-20, no Rio de Janeiro (RJ), em 2024, e a COP-30, em Belém (PA), em 2025.
Na reunião, os embaixadores do Irã, Hossein Gharibi; do Azerbaijão, Rashad Novruz, e do Sri Lanka, Sumith Dassanayake, assistiram ao vídeo manifesto da Marca Brasil, que foi desenvolvida em 2005, abandonada em 2019 e retomada no início da atual gestão. Segundo Freixo, o diálogo com as embaixadas reflete também a volta do Brasil com “S”. “O Brasil voltou. E voltamos também com os diálogos com o mundo. Esse diálogo com as embaixadas são importantes não só para promover o turismo como negócio, mas também como uma forma de conexão cultural entre povos. O povo brasileiro gosta muito de viajar, acredito que temos muitos caminhos para trilharmos juntos”, afirmou Freixo aos embaixadores.
A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, acompanhou a reunião e reforçou a importância da ampliação de conectividade com os países. “O turismo representa 7% do PIB brasileiro e a nossa proposta é mostrar a cultura, natureza e sustentabilidade que temos por aqui, por isso, estamos apostando em todo um trabalho de conectividade e ampliação das demandas dos nossos destinos turísticos”, afirmou.
Os embaixadores dos três países também demonstraram interesse em ampliar os diálogos no fortalecimento do turismo em uma via de mão-dupla. O presidente Marcelo Freixo afirmou que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua em parceria com a Embratur, também é fundamental nesse trabalho.
“Estamos dialogando com a Apex-Brasil um trabalho conjunto que traz o turismo como pauta de exportação. A Embratur e a Apex já têm uma parceria na promoção do turismo e negócios brasileiros no exterior. Iremos nos reunir o mais breve possível para alinhar as estratégias que acolham uma atuação com Irã, Azerbaijão e Sri Lanka”, ressaltou.
Reconhecimento
A nova gestão da Embratur na condução do turismo brasileiro tem sido reconhecida internacionalmente. “No turismo, a atuação da Embratur virou um grande assunto mundial”, comentou o embaixador do Azerbaijão, Rashad Novruz. O emissário aproveitou o encontro para presentear Marcelo Freixo com uma caixa de chás, já que o país é conhecido pelas iguarias e pelos tapetes. Os chás, segundo o embaixador Novruz, representam três regiões do seu país: norte, noroeste e sul.
O embaixador do Sri Lanka, Sumith Dassanayake, explicou sobre a importância do setor do turismo para o desenvolvimento do país. “O Sri lanka é um país com muitas belezas naturais, monumentos, spas, vida selvagem, que sofreu um grande impacto durante a pandemia. Mas só neste ano que o governo está conseguindo retomar as atividades como no período anterior a Covid”.
Já o emissário do Irã, Hossein Gharibi, convidou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, para visitar o país e, assim, conhecer os destinos turísticos iranianos, colocando o Brasil como um parceiro importante no segmento do Turismo. “Vamos pontuar as prioridades entre os dois países para aumentar a cooperação entre Brasil e Irã”, finalizou o embaixador.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.