25/08/2023 – A Embratur participou, nesta sexta-feira (25), da sessão solene em comemoração aos 20 anos do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT), no Senado. A Associação reúne os principais parques e atrações turísticas do Brasil. O setor responde por cerca de 130 mil empregos (diretos e indiretos) e recebe mais de 55 milhões de visitantes anuais. No Brasil, o setor de parques, atrações turísticas e entretenimento segue em crescimento. São mais de 89 milhões de visitantes em todo o País e, aproximadamente, R$ 7,1 bilhões em faturamento.
A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, ressaltou a importância do SINDEPAT para o setor e afirmou que a Agência é parceira na promoção dos destinos brasileiros no exterior.
“Estamos redirecionando as nossas diretrizes para um posicionamento do Brasil no exterior, cada vez mais, voltado a negócios. Nós sabemos que os turistas brasileiros e a entrada de divisas traz renda e gera emprego nesse país, portanto, nos colocamos à disposição do SINDEPAT para sermos parceiros nessa missão de levar o que a gente tem que melhor para o mundo”, afirmou.
O presidente do conselho do SINDEPAT, Murilo Pascoal, afirmou que os parques e atrações movimentam a economia tanto quanto o agronegócio e deveriam ter mais atenção do poder público.
“Temos um potencial que se iguala ao agronegócio, que se utiliza de uma produtividade ampliada, tecnologia e inovação. No turismo, precisa-se de uma mão de obra intensiva e, consequentemente, uma constância na geração de emprego e renda”, apontou.
Turismo em crescimento
Na ocasião, a diretora também comentou os dados positivos do turismo divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (25). De janeiro a julho deste ano, os turistas internacionais deixaram US$ 3,796 bilhões, equivalente a R$ 18,5 bilhões, no país. O valor é maior do que os US$ 3,674 bilhões registrados no mesmo período de 2019, último ano pré-pandemia.
Em julho deste ano, o consumo dos turistas estrangeiros no Brasil chegou a US$ 567 milhões, cerca de R$ 2,8 bilhões. O valor é o terceiro maior dos últimos 28 anos, ficando atrás apenas do ano de 2014 (US$ 785), ano da Copa do Mundo, e de 2019 (US$ 598).
“Isso representa quase 100 milhões de dólares, essa é uma notícia para a gente celebrar e isso é possível, principalmente, por conta dos destinos turísticos brasileiros e dos serviços e produtos de qualidade, que estão atendendo, cada vez mais e melhor, os turistas que nos visitam”, comentou.