COLEGIADO

“Investir no setor do turismo é investir na reconstrução do país”, afirma presidente da Embratur

Marcelo Freixo destacou ainda, durante a 59ª Reunião do Conselho Nacional do Turismo, realizada nesta terça-feira (29), que o segmento representa 8% do PIB brasileiro

Willian Meira / Embratur
Durante o encontro, além de debater ações estratégicas para o fomento do turismo nacional e internacional, os conselheiros conheceram as propostas das câmaras temáticas do Conselho Nacional de Turismo

29/08/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, nesta terça-feira (29), da 59ª Reunião do Conselho Nacional do Turismo, em Brasília. O evento, presidido pelo Ministério do Turismo (MTur), reúne representantes do governo federal e estadual, além de entidades do segmento. No encontro, além de debater ações estratégicas para o fomento do turismo nacional e internacional, os conselheiros conheceram as propostas das câmaras temáticas do Conselho Nacional de Turismo.

Também foi apresentado aos conselheiros a minuta do Plano Nacional de Turismo, além da nova composição do colegiado, de forma a ampliar a participação da sociedade e de parlamentares nas decisões. 

Durante o encontro, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou que o turismo representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo ele, investir no turismo é investir na reconstrução do país. “Precisamos apostar no turismo como reconstrução do país. Temos esse compromisso com o século XXI. É um desafio pedagógico entender o papel do turismo, que o turismo não é só um negócio, é muito mais do que isso. É a volta do Brasil com S. Só assim, com essa visão, com investimento, com geração de emprego e renda, com ampliação dos nossos destinos é que conseguiremos chegar aos seis milhões de turistas até o fim do ano”, apontou. 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que a reunião servirá de base para traçar novas metas para o setor, a partir do Plano Nacional de Turismo. “Temos que pensar da seguinte forma: como nós vamos chegar onde já poderíamos estar? Já temos uma estrutura instalada e podemos muito mais porque todos, independente de estar ou não no turismo, se beneficiam dessa atividade na economia”, afirmou. 

A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil; a gerente de Experiências e Competitividade Internacional, Monica Samia e a gerente de Turismo de Reuniões , Incentivos e Negócios Internacionais, Vaniza Schuler também estiveram presentes na 59ª Reunião do Conselho Nacional do Turismo. 

CNT
O Conselho Nacional de Turismo é composto por representantes do governo federal e por entidades dos diversos segmentos relacionados à atividade turística. O colegiado tem como atribuição o controle da aplicação da Política Nacional de Turismo e dos planos, programas, projetos e atividades dela derivados.