ANCESTRALIDADE

“Afroturismo é o eixo central da Embratur”, afirma presidente da Agência

Em encontro no Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Brasília, o presidente da Agência confirmou que prioridade na promoção desses roteiros “é reflexo do que século XXI exige de nós”
Willian Meira / Embratur
A Embratur tem investido no afroturismo como um dos carros-chefes da nova gestão.

31/08/2023 – Mapear as experiências e destinos, qualificar a cadeia de serviços e promover o afroturismo brasileiro dentro e fora do país. Estes foram os principais objetivos de um encontro que reuniu, nesta quinta-feira (31), representantes da Embratur, dos Ministérios do Turismo (MTur) e da Igualdade Racial (MIR), da plataforma digital de promoção do Afroturismo, Diáspora.Black e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID ) – este último anfitrião do evento, realizado em Brasília. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que o afroturismo é prioridade da atual gestão da Agência. “O afroturismo é eixo central da estratégia da Embratur para promoção de novos produtos. É um segmento compatível com o que século XXI exige de nós – sermos antirracistas, valorizando e respeitando a cultura do povo negro. Precisamos pensar no afroturismo nesse aspecto subjetivo, de resgate da história e valorização da cultura, mas também também como um grande negócio, que gera emprego e renda, e empodera empreendedores negros”, comentou. 

A Embratur tem investido no afroturismo como um dos carros-chefes da nova gestão. No início do ano, o presidente Freixo criou a coordenação de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas. No encontro, a coordenadora desta temática na Agência, Tania Neres, afirmou que o afroturismo é, sim, um produto de exportação. 

“O afroturismo está nas campanhas da Embratur. Não estamos falando somente visitar locais-referência de acontecimentos negros, mas de experiências de quilombos, terreiros, de escolas de samba, de blocos afro, dos festivais de música e artes. Falamos das memórias do nosso país, mas também do que estamos construindo no presente e do que projetamos para o futuro. Hoje, os turistas de todo mundo querem conhecer esses roteiros”, afirmou. 

Fortalecimento do afroturismo
No encontro, os participantes reforçaram a importância do afroturismo brasileiro como um resgate da ancestralidade e da diversidade. “A valorização da diversidade é uma das formas de desenvolver a América do Sul e o Caribe. O afroturismo vem para valorizar a cultura e história do povo brasileiro e também é um importante instrumento no combate ao racismo”, afirmou Tania.

Antônio Pita, co-fundador da Diaspora.Black, startup de turismo e cultura negra presente em 45 países, considera que o encontro tem um grande significado. “O evento de hoje significa muito para os atores do afroturismo. Estamos reunidos para fazer com o que o afroturismo prospere a partir de sua promoção e, assim, movimentar a economia na geração de emprego e renda”.

Para a diretora de Articulação Interfederativa do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo, o debate no encontro ajuda a fortalecer e alinhar as políticas de fomento ao afroturismo entre os entes federativos.

“O que temos que pensar é se o afroturismo está alinhado ao que temos no Brasil e como podemos melhorar essas experiências. O turismo é um parceiro no desenvolvimento das comunidades e dos empreendedores negros. É uma forma de reparação histórica”, pontuou. 

Ao final, os representantes da Embratur, do MTur, do MIR, do Diáspora.Black e do BID irão elaborar um documento com propostas de atuação estratégica de fomento ao afroturismo e como podem contribuir para promoção destes roteiros.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.