INTERCÂMBIO

“Marco histórico”, diz presidente da Embratur em evento sobre isenção recíproca de vistos entre Brasil e Japão

Cerimônia que oficializou a medida bilateral tomada pelos dois países foi realizada na Embaixada do Japão, em Brasília (DF), nesta quinta-feira (31)
Willian Meira / Embratur
Embratur participa de cerimônia que marcou a oficialização da isenção recíproca de vistos entre Brasil e Japão, realizada na Embaixada do Japão no Brasil, em Brasília

31/08/2023 – A Embratur participou, nesta quinta-feira (31), da cerimônia que marcou a oficialização da isenção recíproca de vistos entre Brasil e Japão, realizada na Embaixada do Japão no Brasil, em Brasília (DF). O evento contou com a presença de autoridades brasileiras e japonesas, que celebraram a medida como um importante passo para ampliar o intercâmbio de turistas entre os dois países. 

No evento, o presidente Marcelo Freixo classificou a medida como um marco histórico das relações entre Brasil e Japão, e essencial para aumentar as possibilidades de comércio e de visita entre os países. 

“A isenção dos vistos é um passo muito importante para que a gente retome um turismo cada vez mais potente entre os dois países. Há muitos laços familiares, há muitos interesses comerciais e turísticos. O que a gente precisa é aumentar a promoção dos destinos turísticos brasileiros. Já combinei com o embaixador Teiji Hayashi para que a gente possa fazer isso em conjunto para promover o Brasil no Japão”, disse Freixo. 

O presidente da Embratur ainda lembrou a responsabilidade do governo japonês com a sustentabilidade. “Nós temos isso em comum e queremos que os japoneses conheçam a Amazônia, que os japoneses conheçam esse Brasil que é tão amplo e tão diverso”, ressaltou.  

O embaixador japonês no Brasil, Teiji Hayashi, afirmou que o turismo entre o Japão e o Brasil pode ser elevado a outro nível com a isenção bilateral de vistos. 

“Acredito que há ainda um grande potencial de intercâmbio entre os dois países no campo do turismo. Gostaria de aproveitar a oportunidade de isenção de visto, que foi concedida pela ocasião de 115 anos de aniversário da imigração japonesa no Brasil, para promover o turismo em ambas direções e reavivar o intercâmbio humano, econômico e cultural entre Brasil e Japão”, afirmou. 

A cerimônia contou com a presença do vice-ministro da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão, Toshiro Toyoda, que se encontrou com o presidente Marcelo Freixo antes do evento para conversar sobre as potencialidades turísticas dos países. Em pronunciamento, Toshiro Toyoda afirmou que espera que o fluxo de pessoas entre Brasil e Japão seja ainda mais estimulado a partir de agora. 

“Além de fortalecer o turismo de entrada no Japão, o governo japonês também está trabalhando para promover o turismo de saída dos cidadãos japoneses, a fim de aprofundar as relações de amizade com outros países”, afirmou o vice-ministro japonês. 

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, destacou a aproximação entre Brasil e Japão em diversos aspectos, como no acolhimento, na cultura e nas belezas naturais presentes nos dois países. 

“O passo que damos agora faz parte do esforço do governo brasileiro em aproximar o país, em pacificar o mundo, em construir pontes ao invés de muros. O governo brasileiro, sob a presidência do presidente Lula, tem buscado se aproximar das nações em todo o mundo”, colocou Sabino. 

Isenção Brasil-Japão
A não obrigatoriedade de emissão de vistos vai permitir que turistas japoneses visitem o Brasil sem a necessidade do documento por até 90 dias. O mesmo vale para brasileiros que desejem ir para o Japão pelo mesmo período. A medida vale a partir do dia 30 de setembro e terá validade inicial de três anos. 

O entendimento entre os países aconteceu após encontro entre o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Japão, em maio deste ano, durante a Cúpula do G7, na cidade japonesa de Hiroshima. A isenção bilateral de vistos impactará diretamente na ampliação do turismo internacional, contribuindo para a entrada de japoneses que queiram conhecer e visitar o Brasil.

 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.