SETOR DO TURISMO

Embratur lamenta falecimento do ex-presidente Eduardo Sanovicz, criador da Marca Brasil 

Com mais de 35 anos de dedicação ao setor turístico, Eduardo fez história na Embratur e na promoção do turismo internacional brasileiro
Renato Vaz/Embratur
O ex-presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, foi responsável pela criação do Plano Aquarela e da “Marca Brasil”, logomarca utilizada como Nation Brand, entre 2005 e 2019, e que foi retomada agora, na nova gestão.

02/09/2023 – A Embratur lamenta o falecimento do ex-presidente da Agência, Eduardo Sanovicz, neste sábado (2), aos 63 anos, em Santos (SP). Edu, como era conhecido pelos amigos e sua equipe, esteve à frente da Embratur de 2003 a 2006, quando o então Instituto Brasileiro do Turismo passou a ser referência na promoção internacional do Brasil a partir da criação do Ministério do Turismo, na primeira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Mestre para uma geração de trabalhadores do Turismo, Sanovicz sempre soube compartilhar seu conhecimento e construir coletivamente. Suas equipes de trabalho eram verdadeiros times, jogavam junto. Apaixonado por Santos (SP), sua cidade natal, era torcedor do Peixe e amava as praias. Foi para lá que ele escolheu retornar em seu último mês de vida.

Com mais de 35 anos de dedicação ao setor turístico, Eduardo deixa um grande legado para a promoção do turismo internacional brasileiro. A sua gestão à frente da Embratur fez história com a criação do Plano Aquarela e o lançamento da Marca Brasil – identidade utilizada como marca-país, entre 2005 e 2019, e que foi retomada agora em 2023, enfatizando o Brasil com S, como ele sempre defendeu. 

Eduardo sonhou com um Brasil justo e desenvolvido, de braços abertos para o mundo, que reconhece e valoriza sua diversidade. É esse Brasil que seguimos construindo na Embratur.

No dia 9 de agosto deste ano, Eduardo esteve na sede da Embratur para receber uma homenagem da atual gestão da Agência. Disse que poucas coisas lhe emocionavam tanto como estar aqui. Eduardo recebeu o carinho daqueles que o consideram ora mestre, ora líder – ou ambos, ao mesmo tempo. Como sempre, compartilhou seu conhecimento com um grupo que, hoje, lamenta a sua partida.

Toda nossa solidariedade à sua esposa Bete, sua mãe Diva, às “quatro Joias da Coroa”, como carinhosamente chamava seus filhos Mariana, Carolina, Gabriela e Artur; seus irmãos Roberto e Marcelo, e sua cunhada Vera. Nós, da Embratur, agradecemos muito pela sua amizade, ensinamentos, parceria e contribuição para o turismo brasileiro.

Confira abaixo depoimentos de pessoas que tiveram a alegria de trabalhar e conviver com Eduardo Sanovicz:   

Jaqueline Gil, diretora de Marketing Internacional, Sustentabilidade e Negócios da Embratur
“O Edu era uma pessoa inspiradora em qualquer lugar e era muito pioneiro. Inaugurou histórias por onde passou. Ele não era uma pessoa morna: o Eduardo era uma pessoa de transformar. Ele chegava em espaços, em instituições, e transformava aquele grupo de pessoas, aquela instituição, para melhor e mais forte. A minha experiência com o Eduardo começou em 2003, quando eu me juntei ao time da Embratur que ele presidia, e foram anos de intenso aprendizado e de intensa provocação que ele fazia conosco o tempo inteiro. O mediano não era bom para o Eduardo. A gente era o tempo inteiro instigado a ser excepcional como ele era. E a capacidade dele de liderar pessoas era única.”

Robson Marques, chefe do cerimonial da Embratur  
“Eduardo era um cara extremamente humano. Ele conseguia se preocupar com tudo e, ao mesmo tempo, com a individualidade de cada um. Lembrar do Eduardo, do tempo que passamos muito juntos, é lembrar de uma pessoa humana. Eu viajei com ele durante a apresentação do Plano Aquarela, passamos praticamente em todos os estados brasileiros. O entusiasmo dele com aquilo fez com que as pessoas acreditassem. O início da Marca Brasil, do Plano Aquarela, tem a digital do Eduardo.”

Vaniza Schuler, gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Embratur
“O Eduardo assumiu um novo posicionamento da Embratur dentro do cenário internacional. Toda esta vanguarda da promoção turística nós devemos a ele. As pessoas que ele se cercou, as estratégias que ele ajudou a desenhar, ele foi o líder da promoção turística internacional. Ele deixou vários legados, mas esse é o mais inovador.”

* Veja a galeria de fotos da homenagem realizada no dia 9 de agosto de 2023.

 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.