02/09/2023 – O governo federal e a Latam Brasil celebraram na tarde deste sábado (2), no Aeroporto de Guarulhos, a inauguração da rota São Paulo-Joanesburgo, na África do Sul. O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, participou da solenidade representando o presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. O grupo Latam foi representado por Jerome Cadier, o CEO da Latam Brasil.
“O presidente Lula nos havia solicitado mais voos com a África e, graças a essa importante iniciativa da Latam, estamos inaugurando o voo Guarulhos-Joanesburgo, que fará conexão com outros 47 destinos no continente africano”, afirmou Márcio França, Ministro de Portos e Aeroportos do Brasil.
“A Embratur é parceira da Latam no lançamento deste novo voo, temos um planejamento conjunto de ações de promoção dos destinos brasileiros na África do Sul. Esse voo vai ampliar nossa conexão com o continente africano, possibilitando mais intercâmbio cultural, científico e realização de negócios entre nossos povos”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A Agência foi representada no lançamento do novo voo pelo coordenador de Demanda a Transportes Multimodais, Philipe Karat. O evento também contou com a presença de executivos da GRU Airport e Infraero.
Nova rota
O voo LA8058 (Guarulhos-Joanesburgo) será operado três vezes por semana, em aeronaves Boeing 787-900, com capacidade para 300 passageiros. “A Latam tem compromisso com o Brasil. Nenhuma outra empresa aérea voa deste país para 90 destinos no mundo. E, agora, somos a única brasileira a voar do Brasil para a África”, ressaltou o CEO da Latam Brasil.
O primeiro voo decolou às 17h25 deste sábado (2). A aeronave pousará em Joanesburgo neste domingo (3), às 8h10, de acordo com o fuso horário local. A previsão é que a nova rota transporte, anualmente, cerca de 75 mil passageiros entre o Brasil e a África do Sul.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.