INOVAÇÃO
Conecta IGU: iniciada a fase de pré-aceleração das startups
Empresas participarão de encontros e workshops para o Pitch Day - onde farão uma apresentação de suas propostas e soluções para os desafios do turismo no Brasil

05/09/2023 – A Embratur iniciou nesta semana a fase de pré-aceleração das 15 startups selecionadas no Conecta IGU – programa de inovação voltado ao setor do Turismo. A iniciativa pretende impulsionar os projetos que apresentem soluções, com uso de tecnologia e da inovação, para minimizar os desafios do setor turístico no Brasil, principalmente para os viajantes estrangeiros.
As empresas já cumpriram a primeira etapa, quando tiveram suas propostas homologadas e avaliadas. Nesta segunda fase do Conecta IGU, na pré-aceleração iniciada nesta terça-feira (5), as startups participarão de vários encontros e terão orientação especializada, suporte e acompanhamento para desenvolver um pitch – momento em que farão uma apresentação breve e direta sobre suas propostas. Os temas de inovação englobam soluções que melhorem a emissão de vistos e produzam dados sobre o fluxo de visitantes estrangeiros, como explica o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis.
“Buscar meios para simplificar e agilizar o processo de emissão de vistos e realizar o mapeamento do fluxo de pessoas nas fronteiras são os grandes objetivos da Aceleração Conecta IGU. São importantíssimos, pois irão propiciar a obtenção e análise de dados para assim usarmos de forma estratégica nas ações da Embratur no fomento do turismo internacional “, ressaltou.
O gerente de Inovação explicou ainda que, na terceira e última fase, no Pitch Day, a Embratur selecionará até cinco empresas para elaboração das provas de conceito. As startups escolhidas terão incentivos como: acesso a infraestrutura, apoio e mentoria técnica de especialistas do PTI-BR e da Embratur; networking e conexões com parceiros das instituições envolvidas; acesso à incubadora do PTI-BR; acesso ao Smart CTI (sandbox), para testes e validações de tecnologias do setor em ambiente real, entre outros
Conecta IGU
Fruto de uma parceria da Embratur com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o programa quer simplificar e agilizar, por exemplo, o processo de emissão de vistos para facilitar a visitação de estrangeiros ao Brasil. “O PTI (Parque Tecnológico de Itaipu) é um grande parceiro nessa empreitada em conjunto para o desenvolvimento do turismo no país”, comentou Edivaldo Reis.
Além disso, a parceria irá criar indicadores sobre o fluxo de turistas, permitindo a compreensão do comportamento dos visitantes e a identificação de oportunidades de crescimento para o segmento.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explica que o Conecta IGU irá ajudar a entender melhor o perfil dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil. “A partir desta iniciativa, queremos entender mais sobre quem são os nossos turistas, o que eles pensam, o que desejam encontrar nas nossas cidades e, principalmente, o que consideram em suas tomadas de decisão na escolha do destino de suas férias. Ou seja, é a inteligência de informação para gerar melhores investimentos no setor”, explica Freixo. Além disso, segundo ele, a Embratur pretende facilitar a emissão dos vistos para que mais turistas possam vir para o Brasil.
O lançamento do Conecta IGU aconteceu no início de junho de 2023, em Foz do Iguaçu (PR), como parte das ações do EmbraturLAB – laboratório de inovação do turismo da Embratur. Startups que tenham projetos capazes de oferecer solução exequível, viável econômica e tecnologicamente para, pelo menos, um dos eixos estabelecidos, podem participar do Conecta IGU.
No total, serão investidos R$ 350 mil nos seis meses da etapa de desenvolvimento da PoC (Proof of Concept), ou prova de conceito, o teste na prática de soluções apresentadas por até cinco startups selecionadas, além de uma série de benefícios oferecidos conforme consta no edital.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias