06/09/2023 – A obrigatoriedade do visto para o ingresso no Brasil de visitantes portadores de passaporte dos Estados Unidos, Canadá e Austrália foi adiada para o dia 10 de janeiro de 2024, conforme consta no decreto 11.692, publicado nesta terça-feira (5) – anteriormente, a medida estava prevista para vigorar a partir de 1º de outubro. A Embratur já iniciou uma estratégia de comunicação com as companhias aéreas e operadores de turismo dos três países para informar os detalhes sobre o retorno da cobrança de visto, que será 100% digital.
“A Embratur atua com seus parceiros nesses três países para divulgar o adiamento do início da cobrança do visto, e demonstrar como será fácil e rápido emitir o documento, para quem nos visitar a partir do dia 10 de janeiro. Estamos nos comunicando com as empresas de cruzeiros, companhias aéreas, grandes operadores e agências de viagens, para que a informação seja ampla e chegue para quem já comprou sua viagem e quem planeja visitar o Brasil”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Nos EUA, a Embratur oficializou em junho o retorno ao quadro de membros da Associação de Operadoras de Turismo dos Estados Unidos (USTOA), após quatro anos de afastamento. Através da entidade, a Agência se comunica com o trade turístico norteamericano. Em nossa participação da Conferência da USTOA, em Los Angeles, no dia 2 de dezembro, vamos reforçar a comunicação quanto à facilidade de emissão do visto, através de um questionário simplificado pela internet.
“Neste ano, reforçamos nossa campanha de publicidade nos EUA, estendendo o prazo de exibição. Estamos atuando com diversas ferramentas de promoção, de forma estratégica, para garantir maior competitividade dos destinos brasileiros no mercado americano, tão importante emissor de turistas em segmentos que ganharam prioridade em nossa gestão, como o afroturismo, o ecoturismo e o turismo de aventura”, completou Freixo.
No Canadá e Austrália, a estratégia também é informar o trade e companhias aéreas que comercializam pacotes e passagens para o Brasil.
Japão
Inicialmente na lista dos países em que haveria o retorno da obrigatoriedade do visto, o Japão chegou a um acordo com o governo brasileiro para isenção recíproca da necessidade de visto de visita para estadias de curta duração, até 90 dias. O entendimento foi celebrado no mês passado.
A emissão do visto é de responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores, que colocou as embaixadas e consulados do Brasil nos três países disponíveis para esclarecimento de dúvidas. A divulgação do link para emissão do visto será feita imediatamente após o início do serviço.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.