13/09/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu, nesta quarta-feira (14), o diretor e produtor executivo da Grifa Filmes, Fernando Dias, para tratar sobre a realização do World Congress of Science and Factual Producers, no Rio de Janeiro. O evento, que reúne atores da indústria do entretenimento, já foi sediado em vários países do mundo e nunca veio para a América Latina.
O interesse em trazer o congresso para o Brasil, segundo Freixo, está diretamente ligado a uma das pautas prioritárias da Embratur, que é utilizar mais a produção audiovisual como uma importante ferramenta na estratégia de promoção dos destinos brasileiros no exterior.
“O audiovisual é o eixo central da Embratur. Já estamos começando a dar forma a essa atuação e temos total interesse em trabalhar em uma política de audiovisual que promova o Brasil no exterior. Estamos apoiando a vinda do evento para o Rio e apostando no audiovisual brasileiro”, pontuou.
O diretor do Grifa Filmes, Fernando Dias, acredita que uma das formas de promoção do turismo brasileiro no exterior é a exibição de conteúdos em canais internacionais e canais de streaming mundiais. A vinda do evento para o Rio de Janeiro, segundo ele, chancela ainda mais o Brasil no cenário do audiovisual.
“Somos referência na produção audiovisual brasileiro. O audiovisual é tudo, trata sobre cultura, ciência, emprego, social, turismo. A nossa expectativa é trazer 1.100 pessoas para o evento, que acontece no fim de novembro. Temos que incorporar o Brasil ao audiovisual ”, ressaltou.
A Embratur já atua na captação de parceiros para trazer o World Congress of Science and Factual Producers para o Rio de Janeiro. Em setembro, a prefeitura do Rio de Janeiro assinou uma carta de compromisso avançando na negociação.
A captação do evento mostra a relevância da produção audiovisual do país e a promoção do Brasil no exterior. Para Freixo, os dois setores – turismo e audiovisual – são complementares.
“Tanto a Embratur, como o audiovisual brasileiro têm muito em comum – promover o Brasil para fora, para que todos conheçam. Precisamos pensar em como desenvolver ações compatíveis com o que o século XXI nos pede”, apontou Freixo.
Dados
Segundo o levantamento feito em 2022, pela Motion Pictures Association (MPA), em parceria com a Oxford Economics, mostra que o impacto direto e indireto e induzido do audiovisual no Brasil representou, em 2019, R$ 56 bi no PIB, 657 mil empregos gerados e R$ 7,7 bi de impostos arrecadados, números maiores que os de indústrias tradicionais, como a farmacêutica e a têxtil.