MARCA BRASIL

Após 4 anos, Brasil volta a participar do Fórum Iberoamericano de Marca País 

10º edição do evento foi realizada em Cusco, no Peru. Neste ano, Brasil retornou ao quadro de membros do Conselho Iberoamericano de Marca País (CIMAP), composto por organizações responsáveis por logomarcas de destino das Américas e Europa
Divulgação/Embratur
Marca Brasil, retomada pela atual gestão da Embratur, foi representada pelo supervisor de Marca e Imagem da Agência, Igor Novaes Lins, no 10º Fórum Iberoamericano de Marca País realizado em Cusco, no Peru

18/09/2023 – A Embratur esteve presente, entre os dias 11 e 13 de setembro, do 10º Fórum Iberoamericano de Marca País, marcando o retorno da participação do Brasil e a volta ao quadro de membros do Conselho Iberoamericano de Marca País (CIMAP) após quatro anos de ausência. A entidade é organizadora do evento e une os responsáveis por logomarcas de promoção de destinos em países das Américas Latina e Central e da Europa. 

A Marca Brasil, retomada pela atual gestão da Embratur, foi representada pelo supervisor de Marca e Imagem da Agência, Igor Novaes Lins, durante os três dias do evento, realizado em Cusco, no Peru. No encontro, a Embratur compartilhou experiências de como gerir a identidade e as percepções do Brasil no exterior, e participou de debates sobre gestão estratégica de marca país e tendências globais de branding. 

Segundo Igor, o retorno do Brasil aos espaços internacionais e regionais de cooperação foi celebrado entre os presentes. “Ficou nítido o quanto os países sentem a falta da nossa liderança e demonstraram felicidade com o nosso retorno, a convite da PromPerú, como membro do CIMAP. O dever de casa agora é entender e melhorar a percepção do mundo sobre a nossa imagem e trabalhar a gestão da nossa marca para muito além da logotipo”, afirmou o supervisor.

Além do Brasil, participaram do evento países membros do Conselho como Panamá, Guatemala, Uruguai, Costa Rica, Chile, Colômbia, Equador, Argentina, Cuba, El Salvador e Espanha (Marca Barcelona). Também estiveram presentes a Marca Cidade de Buenos Aires e a Marca Venezuela.

“Esta foi uma importante oportunidade para aprender como outros países promovem as suas marcas com base nos atributos diferenciais que os distinguem. Isso faz parte da sua tarefa de posicionar a imagem do país no exterior”, disse Angélica Matsuda, presidente executiva da Comissão de Promoção do Peru para Exportações e Turismo (PromPerú). Atualmente, o CIMAP é presidido pelo país peruano.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.