18/09/2023 – A cidade de Itajaí, localizada a 94 quilômetros da capital de Santa Catarina, foi o local escolhido pela equipe da Embratur para realizar o treinamento. O estado catarinense foi o oitavo a receber o “Workshop Conexão Embratur”. O treinamento é resultado de uma parceria da Agência com o Sebrae. A ação visa dar orientações estratégicas a empresários, lideranças e representantes do trade turístico de forma a melhorar a experiência dos turistas estrangeiros no Brasil.
No total, a oficina, realizada nesta segunda-feira (18), reuniu 21 participantes que atuam diretamente no setor turístico de Itajaí (SC). O assessor da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto, explica que a capacitação realizada em parceria com o Sebrae é muito importante para levar as tendências da promoção internacional do turismo para os empreendedores e gestores dos destinos.
“O encontro nos permite construir uma estratégia, com os representantes do trade da cidade, a fim de melhorar a promoção dos destinos brasileiros no exterior. Esse workshop, por exemplo, foi importante para alinharmos com os empreendedores e gestores do trade turístico um novo modelo de atuação, junto à Embratur, de forma a promover os atrativos turísticos na cidade, destacando os setores de sustentabilidade, diversidade, afroturismo, autenticidade brasileira, gastronomia, valorização do território e biodiversidade. O mais importante é mostrar que podemos trabalhar em parceria”, ressaltou.
A diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar, Vívian Floriani, foi uma das participantes da capacitação em Santa Catarina. Para ela, alinhar estratégias a partir da capacitação da Embratur é importante para orientar melhor o trade na promoção do turismo do estado. “Essa união dos diversos atores do turismo, do trade, dos empreendedores, do poder público faz a gente pensar onde o turismo da região pretende chegar e como podemos planejar melhor as nossas ações”, pontuou.
Capacitação
O ciclo do “Workshop do Conexão Embratur” iniciou em julho deste ano. As equipes da Embratur e do Sebrae já visitaram oito estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Macapá, Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A iniciativa pretende passar por todos os estados brasileiros até o final deste ano. A ideia é capacitar trade turístico do país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo.
“Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micro, pequenas e médias empresas. Então, esse trabalho, em parceria com o Sebrae, é fundamental para garantir a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais. Ou seja, é um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva nas tomadas de decisões”, reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também participa da caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
O próximo destino a receber o “Workshop Conexão Embratur” será o município de Delmiro Gouveia, em Alagoas, no dia 5 de outubro.