20/09/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se reuniram, nesta terça-feira (19), para debater ações e projetos em conjunto para ampliar a aviação internacional e, assim, melhorar a conectividade do Brasil com outros países. Na reunião, realizada na sede do ministério, em Brasília (DF), Freixo e Costa Filho alinharam uma parceria de trabalho para que mais estrangeiros tenham acesso aos destinos e às experiências turísticas brasileiras.
“O turismo cresce quando promovemos novas conexões. O setor é responsável por 8% do PIB e a gente quer que isso cresça, que gere emprego e renda no Brasil inteiro. A Embratur e o Ministério dos Portos e Aeroportos estão absolutamente sincronizados e em sintonia, pois trabalhamos para facilitar que o mundo venha nos visitar”, afirmou Freixo.
O presidente da Embratur apresentou ao novo ministro o Painel de Dados da Agência, que detalha, por exemplo, os dados da atual malha aérea internacional no nosso país, entre outras informações sobre o turismo internacional. Também foram debatidas ideias e propostas que podem ajudar a aumentar o número de voos internacionais com destino ao Brasil.
“Tivemos uma excelente conversa sobre o turismo no Brasil, sobre a importância da aviação internacional. E, a partir de hoje, vamos fazer um conjunto de parcerias ao lado da Embratur e do Ministério do Turismo, para a gente avançar na aviação internacional e estimular a vinda de turistas estrangeiros para o Brasil. Para cada turista que vem para o nosso país, estamos gerando emprego e oportunidade para o povo brasileiro”, destacou Costa Filho. “Faça do Ministério dos Portos e Aeroportos uma extensão da Embratur”, afirmou ainda o ministro.
Na reunião, ficou definido que as equipes técnicas da Embratur e do Ministério dos Portos e Aeroportos vão começar a se reunir com frequência para construir e colocar em prática ações e projetos que foram discutidos durante o encontro entre Freixo e Costa Filho.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.