22/09/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou do XX Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), considerado o maior evento de pesquisa em turismo do Brasil. Realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), nesta quinta-feira (21), o seminário reuniu comunidade acadêmica, representantes do trade turístico e poder público para debater políticas públicas para o setor e a hospitalidade no Brasil.
Freixo esteve presente na mesa redonda sobre os 20 anos da criação do Ministério do Turismo, completados em 2023. O presidente da Embratur destacou a retomada da Marca Brasil e as prioridades da Agência para ampliar a promoção internacional do turismo, como o afroturismo e o turismo sustentável.
“É muito importante esse trabalho desenvolvido pelos estudantes, professores, pesquisadores em turismo, com mentes capazes de propor novas ideias e novas soluções para um setor tão importante para a nossa economia, gerador de emprego e renda para milhares de brasileiros. Esse acúmulo de inteligência nos permite ter mais eficiência em nossas ações nos setores público e privado”, disse Freixo.
O professor João Evangelista, diretor da FTH/UFF e coordenador do Observatório do Turismo do Estado do Rio, destacou que é necessário estruturar políticas públicas voltadas para os diferentes segmentos do turismo brasileiro. “O Brasil precisa avançar na área das políticas públicas aplicadas ao turismo para que se consolide como uma potência turística, fortalecendo a demanda internacional do turismo, entendido como um dos nossos gargalos”.
A mesa redonda ainda contou com a presença do ex-ministro da pasta, Luiz Barretto, e mediação da professora da UFF, Fabia Trentin.
Evento
O XX Seminário ANPTUR foi organizado pela Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, em parceria com a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). Para Osires Marques, professor da FTH e coordenador geral do seminário, a realização de um evento deste porte na Universidade Federal Fluminense expressa a relevância da faculdade no cenário nacional. “Contamos com a presença dos principais e mais renomados pesquisadores do Turismo do Brasil, representando mais de 15 Estados, que apresentaram trabalhos e pesquisas em diferentes áreas integradas às Políticas Públicas e Hospitalidade”.